29 de março de 2024 Atualizado 12:23

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fondues

Aproveite os últimos dias do inverno para fazer fondue

Aprenda a preparar opções diferentes dessa iguaria suíça e elaborar um autêntico festival de fondue com amigos e familiares

Por Da Redação

15 de agosto de 2019, às 10h30

Agosto é o último mês do inverno brasileiro e promete ser frio. Então que tal esquentar as noites frias com um festival de fondues em casa? De origem suíça, é um queridinho dessa temporada e pode ser preparado com queijos, chocolates e carnes, com diversos acompanhamentos.

E por que não adicionar cerveja à receita? E se, entre os acompanhamentos, estiverem frutos do mar e sorvete? O fondue permite essas variações e muitas outras, desde as mais requintadas às mais práticas como a de leite em pó feita no micro-ondas.

O Mais Sabor separou sete receitas diferentes dessa iguaria para você chamar os amigos e se deliciar com o próprio festival de fondue.

Consultoria: Silvana Rovina Buffet e Eventos e Receitas Nestle

Fondue mais saudável

Criado na Suíça, o fondue atualmente é sinônimo de comida refinada, prazer e celebração, presente nas reuniões e jantares no Inverno. Para não esquecer a alimentação saudável:

* é importante fazer uma triagem dos ingredientes consumidos, por exemplo, trocar as carnes gordas por cortes mais magros, acompanhados de legumes e molhos à base de queijos magros;

* para a sobremesa, fondue de chocolate com 70% de cacau, acompanhado de frutas sempre.

Fonte: Adriana Luiza_Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Fondue de queijo no pão italiano

Fondue de queijo no pão italiano

Ingredientes

1 dente de alho
1 xícara (chá) de vinho branco
350 g de queijo gruyere ralado
350 g de queijo ementhal ralado
1 colher (chá) de amido de milho
1 copo de requeijão
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo

Corte o alho ao meio e o esfregue por toda parte interna de uma panela. Leve a panela ao fogo baixo e coloque o vinho. Dissolva o amido de milho em água morna. Quando levantar fervura na panela, aos poucos, acrescente os queijos, o amido de milho e misture bem.

Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, até que os queijos derretam por completo e tenha formado uma mistura homogênea.

Acrescente o requeijão, a pimenta-do-reino e misture bem até incorporar. Corte uma tampa no topo do pão italiano e retire parte do miolo (corte-o em pedaços para mergulhá-los no queijo). Despeje o fondue de queijo dentro do pão. Sirva sobre um rechaud de chapa ou na própria base da panela de fondue para manter o queijo aquecido.

Fonte: chef João Aguiar_Silvana Rovina Buffet e Eventos

Foto: Divulgação
Fondue de doce de leite

Fondue de doce de leite

Ingredientes

1 lata ou caixinha de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 xícaras (chá) de frutas picadas (morango, uva e banana)

Modo de preparo

Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos (contados após o início da fervura).

Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la. Transfira o conteúdo para uma panela própria para fondue, junte o creme de leite e misture bem para ficar homogêneo, mantendo a chama baixa. Sirva com pedaços de frutas e pãezinhos.

Fonte: Sheila Oliveira_Receitas Nestlé

Foto: Divulgação
Fondue de frutos do mar

Fondue de frutos do mar

Ingredientes

½ colher (sopa) de azeite
2 talos de alho-poró em cubos bem pequenos
½ pimentão verde em cubos bem pequenos
1 tomate, sem pele e sem sementes, em cubos bem pequenos
1 xícara (chá) de vinho branco
½ colher (chá) de açafrão da terra (ou cúrcuma)
1 stick de realçador de sabor ou mix de temperos desidratados
2 xícaras (chá) de água quente

Para servir

250 g de peixe de carne firme em cubos (como abadejo, robalo, etc)
200 g de salmão em cubos
250 g de camarão médio sem casca
Cogumelos shimeji
Brócolis aferventados
Vagens aferventadas

MOLHOS CREMOSOS

Picles e Mostarda

1 caixinha de creme de leite
2 pepinos pequenos em conserva picados
½ colher (sopa) de alcaparras picadas
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Molho de iogurte e manjericão

2 potes de iogurte tipo grego culinário (110 g cada)
10 folhas de manjericão picadas
1 dente de alho amassado

Molho de limão

1 lata de creme de leite light
½ colher (sopa) de raspas da casca de limão siciliano
1 colher (sopa) suco de limão siciliano
1 colher (chá) de tomilho fresco
½ colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho-poró, o pimentão e o tomate. Junte o vinho branco, o açafrão-da-terra, o realçador de sabor, a água quente e espere ferver. Transfira para uma panela para fondue, coloque sobre o fogareiro e mantenha com chama alta, para que o caldo ferva.

Deixe que cada pessoa se sirva, espetando um pedaço de peixe (camarão ou ainda um dos vegetais) na ponta de um garfo de cabo longo (próprio para fondue) e coloque no caldo fervente, deixando cozinhar até o ponto desejado. Coloque sobre um prato e deguste com os molhos e acompanhamentos de sua preferência.

MOLHO PICLES E MOSTARDA. Misture bem o creme de leite com os pepinos pequenos em conserva picados, as alcaparras picadas e a mostarda. Tempere com sal a gosto e adicione a cebolinha verde picada. Sirva a seguir.

MOLHO IOGURTE E MANJERICÃO. Misture bem o iogurte grego, as folhas de manjericão e o alho amassado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva a seguir.

MOLHO DE LIMÃO. Misture bem o creme de leite, as raspas da casca de limão siciliano, o suco de limão siciliano, o tomilho fresco, o sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva a seguir.

Foto:
2_FONDUE_3_QUEIJOS

Fondue de 3 queijos

Ingredientes

2 e ½ xícara (chá) de leite integral
1 pacote de creme de queijo
1 xícara (chá) de queijo prato em cubos
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada
1 caixinha de creme de leite
1 dente de alho

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o leite integral e o creme de queijo. Misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou até engrossar, em fogo médio com a panela destampada. Acrescente os queijos, a pimenta e a noz-moscada. Mexa bem para derreter os queijos, acrescente o creme de leite e reserve.

Em uma panela especial para fondue, esfregue o alho por toda a superfície interna para que o aroma do alho passe de forma delicada para os queijos. Coloque a mistura reservada e ligue a chama. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo longo um cubo de pão e mergulhando-o na fondue.

Dicas

Caso não tenha a panela própria para fondue, sirva na panela convencional, esquentando a fondue quando necessário. Sirva com o acompanhamento de sua preferência: pão italiano, pão francês, batata bolinha, carne ou legumes. Se desejar, substitua meia xícara (chá) de leite integral por vinho branco.

Fonte: Marcelo Resende_Receitas Nestlé

Foto: Divulgação
Fondue de brigadeiro

Fondue de brigadeiro

Ingredientes

1 lata ou caixinha de leite condensado
100 g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de manteiga
1 caixinha de creme de leite

Para servir

1 caixinha de morangos
2 bananas em rodelas
1 xícara (chá) de uvas-verdes sem sementes
4 colheres (sopa) de chocolate granulado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate meio amargo e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo médio, por cerca de 5 minutos ou até obter consistência de brigadeiro mole. Desligue o fogo, junte o creme de leite e misture bem.

Transfira para uma panela de fondue, coloque sobre o fogareiro e mantenha em chama baixa. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando um pedaço de fruta na ponta de um garfo de cabo longo (próprio para fondue), mergulhando-o na fondue e depois no chocolate granulado.

Fonte: Sheila Oliveira_Receitas Nestlé

Fondue de cheddar com cerveja

Ingredientes

230 g de queijo cheddar em lascas
100 g de queijo americano ralado
1 xícara (chá) de cerveja light
2 colheres (sopa) de maisena
30 ml de água fria
½ colher (chá) de caldo de galinha
1 dente de alho

Modo de preparo

Comece partindo o alho ao meio e passando seu lado cortado por todo o interior da panela de fondue (tanto o fundo quanto os lados). Em seguida, descarte o alho utilizado. Logo após, em fogo médio, acrescente a cerveja e o caldo de galinha e mexa até ferver.

Em um recipiente à parte, dissolva a maisena na água e a mistura aos poucos à panela de fondue, mexendo sempre com uma colher de pau até engrossar e começar a borbulhar. O segredo para não talhar é ir mexendo à medida que for despejando a maisena dissolvida.

Baixe o fogo e, aos poucos, adicione os pedaços de queijos mexendo sempre até que derretam todos. Assim que obter uma massa homogênea, coloque a panela de fondue sobre um rechaud e sirva imediatamente.

Dicas

Enquanto estiver sobre o fogo, o fondue irá engrossando. Se você não tiver um rechaud, use uma panela normal, mas você terá de aquecer o fondue de vez em quando, sem deixar queimar. Sirva com torradas tradicionais ou temperadas, pedaços de filé mignon, pedaços de frango, fatias de calabresa frita ou buquês de brócolis.

Fonte: Tudo Gostoso (blog)

Foto: Divulgação / Pinterest
Fondue de leite ninho

Fondue prático de leite em pó

Ingredientes

100 g de chocolate branco picado
½ caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de leite em pó
50 ml de licor de sua preferência

Em um recipiente próprio para micro-ondas, adicione o chocolate branco, o creme de leite e leve ao micro-ondas por 30 segundos e, em seguida, mexa a mistura gentilmente até que o chocolate derreta por completo e se transforme em uma ganache uniforme.

Caso seja necessário, leve a mistura por mais 30 segundos ao micro-ondas. Misture o leite em pó ao ganache e, por fim, adicione o licor para afinar a mistura. Leve ao micro-ondas por mais 30 segundos para aquecê-lo, transfira para um rechaud de fondue individual e sirva quentinho.

Dica

Frutas picadas, marshmallows e biscoitos acompanham superbem essa receita.

Fonte: Gabriela Rossi_Cozinha do Bom Gosto

Publicidade