Almoço especial para todos os perfis de pai

Para comemorar a data especia, que tal preparar um cardápio caprichado no próximo domingo com delícias vegetarianas, fit ou um bom churrasco?


No próximo domingo, dia 11 de agosto, é celebrado em todo o Brasil o Dia dos Pais. A História aponta a Babilônia, há mais de 4 mil anos, como origem da comemoração, quando Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai, o rei Nabucodonosor.

Independentemente da origem, o fato é que a data é um lembrete para homenagear essa figura tão importante nas famílias. Confira a seleção de receitas para atender a todos os perfis de pai: vegetariano, vegano, que adora carnes e até mesmo para o pai que segue um cardápio fit.

Foto: Destemperados_Divulgação
Arroz de frango espanhol com frango de panela

Arroz de frango espanhol

Ingredientes
1 frango inteiro com miúdos
5 xícaras (chá) de arroz
4 cebolas
3 pimentões verde, vermelho e amarelo
2 cabeças de alho
Alho e sal de ervas do Mediterrâneo
Azeite espanhol
1 colher (sopa) rasa de azafran espanhol ou açafrão em pó
Vinho branco seco
2 latas de molho italiano de tomate pelado de sua preferência
1 abobrinha italiana
1 chuchu
1 alho-poró
1 tomate grande e bem vermelho

Modo de preparo
Lave bem o arroz e coloque para secar no sol. Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos e reserve. Corte, grosseiramente, os legumes e reserve. Lave bem o frango, separe os cortes em 4 vasilhas: nobres (coxa, peito, sobrecoxa), os não tão nobres (asinha, coxinha da asa), os miúdos e a carcaça. Queime os três pimentões na boca do fogo até amolecer, faça a raspagem e corte em tiras de dois dedos, reserve. Para fazer o caldo de frango, pegue uma panela e junto com os legumes adicione uma colher generosa de manteiga e dois fios de azeite. Doure a carcaça do frango. Em seguida adicione os legumes e complete com 3 litros de água. Deixe ferver por 25 minutos. Coe e reserve (utilizar para cozinhar o arroz). Corrija o sal. Em uma panela, de preferência de ferro, aqueça 3 colheres de azeite. Doure bem os cortes nobres e reserve. Coloque 2 fios de azeite, adicione metade do alho e doure. Disponha metade das cebolas e com fogo alto “limpe” o fundo da panela com a cebola, acrescente o tomate pelado italiano e o frango. Adicione uma concha de caldo e deixe cozinhar por 30 minutos. Corrija o sal e polvilhe a salsa picada na hora de servir. Está pronto. Reserve. Em outra panela de ferro aqueça o caldo feito, adicione a colher de açafrão em pó e dissolva. Aqueça 3 colheres de azeite e doure os cortes não tão nobres. Assim que estiverem bem dourados puxe para o canto da panela os cortes nobres. Coloque 2 fios de azeite, disponha a outra metade de alho e doure. Junte o restante da cebola e quando a cebola absorver todo o fundo da panela adicione o arroz e frite-o. Acrescente o tomate italiano pelato, o caldo de legumes e frango, os pimentões, o açafrão dissolvido e os miúdos, e cozinhe o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto desligue a panela e acrescente a concha de caldo. Tampe e deixe descansar por 6 minutos e sirva em seguida.

Dica. Tempere os cortes com alho, sal do Mediterrâneo e um cálice de vinho branco seco, depois regue com azeite (3 horas antes de usar). Os miúdos, coloque em uma panela pequena e cozinhe por trinta minutos.
Fonte: Chef Luiz Borba

Foto: Divulgação
Bacalhau da Noruega na telha crocante

Bacalhau na telha crocante

Ingredientes
600g de bacalhau
4 batatas
4 colheres (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de azeite de oliva
4 dentes de alho
400g de cogumelo shiitake
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de azeitona preta
1 xícara (chá) de tomate-cereja
Salsinha a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Tomilho a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas e rale no orifício mais grosso do ralador. Polvilhar com sal, pimenta-do-reino e misture a manteiga derretida. Pegue pequenas porções da mistura e esprema para descartar os líquidos. Molde as telhas finas com a palma da mão e frite em óleo vegetal quente. Seque em papel toalha e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça a metade do azeite, doure as postas de bacalhau e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite, doure o alho e junte o shiitake. Assim que o shiitake estiver macio, acrescente os tomates (cortados ao meio), as azeitonas, a salsinha picada e o tomilho. Acerte o sal e a pimenta, misture e retirar do fogo. MONTAGEM. Coloque as postas de bacalhau no centro do prato. Sobre cada uma colocar uma telha, um ramo de tomilho e uma parte do molho de shiitake ao redor. Servir imediatamente.
Fonte: CNP – Conselho Norueguês da Pesca

Foto: Friboi_Divulgação
Medalhões de filé-mignon ao molho balsâmico com batata cozida e ervilha torta

Medalhões de filé-mignon ao molho balsâmico

Ingredientes
4 medalhões de filé mignon (150g cada)
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de aceto balsâmico
1/2 colher (sopa) de açúcar
Ramos de alecrim
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 batata cozida cortada em quarto
100g de ervilha torta
Ramos de alecrim para decorar

Modo de preparo
Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure os medalhões. Em uma panela, misture o balsâmico e o açúcar, deixe reduzir. Coloque os medalhões e cozinhe por dois minutos. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure a batata e ervilha. Sirva os medalhões com os legumes. Decore com os ramos de alecrim.

Dica. O molho agridoce valoriza o sabor da carne e dá um toque sofisticado ao prato.
Fonte: Academia da Carne

Foto: Vegana Prática_Divulgação
Moqueca de banana da terra

Moqueca de banana da terra

Ingredientes
Azeite, quanto baste para cobrir o fundo da panela
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
100g cebola cortado em rodelas
1 tomate picado
2 tomates em rodelas
100g pimentão vermelho em rodelas
100g pimentão amarelo em rodelas
350ml de leite de coco
350g de molho de tomate
750g banana da terra em fatias diagonais com suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
½ colher (chá) de páprica picante
Pimenta dedo-de-moça picadinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 maço de coentro

Modo de preparo
Aqueça o azeite e doure a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Coloque o tomate e deixe cozinhar até que se desmanche. Faça camadas com a cebola em rodelas, os pimentões, o tomate e a banana, até que terminem. Tempere com sal e a páprica e adicione o leite de coco e o molho de tomate. Mexa levemente. Acrescente água, se achar necessário. Verifique o tempero e finalize com coentro picado.
Fonte: Escolha Veg

Foto: Friato_Divulgação
Salada de frango e nozes com framboesas, rúcula e mostarda

Salada de frango e nozes

Ingredientes
2 peitos de frango sem pele e sem ossos
¼ colher (chá) de pimenta preta
1/8 colher (chá) de sal kosher
3 colheres (sopa) de nozes
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (opcional)
1 colher (chá) de manteiga
4 colheres (chá) de azeite
1 ½ colher (chá) de vinagre balsâmico
½ colher (chá) de mostarda
½ colher (chá) de alho
4 xícaras (chá) de rúcula
½ xícara (chá) de framboesas

Modo de preparo
Aquecer uma frigideira em fogo brando. Temperar o frango com sal e pimenta e colocar na frigideira. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos de cada lado, remover e deixar esfriar durante 5 minutos. Cortar o frango em pedaços com cerca de 4 centímetros. Coloque as nozes numa frigideira e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, mexendo frequentemente. Adicionar a manteiga, o açúcar e deixar cozinhar mais 5 minutos, mexendo sempre. Retirar da frigideira, deixar esfriar e picar ligeiramente. Numa taça misturar o azeite, o vinagre, a mostarda e o alho e envolver bem. Dividir a rúcula em dois pratos, deitar o frango por cima de cada um, depois as nozes e as framboesas. Temperar com a mistura do azeite.
Fonte: Coach Nutricional Gabi Lodewijks

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora