Alimentação saudável em 6 passos

Atitudes simples podem ser adotadas no dia a dia para ajudar a seguir um plano alimentar rico e nutritivo


Não é segredo para ninguém que uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da boa saúde, ajudando a evitar possíveis doenças e no bom funcionamento de todos os órgãos. No então, seguir uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais nem sempre é fácil: esforço e disciplina são fundamentais para qualquer pessoa que queira cuidar da saúde através da boa alimentação.

“Algumas atitudes devem ser adotadas para que o resultado seja alcançado”, explicou a nutricionista Ana Paula Del’Arco. “O segredo mais precioso é entender e compreender que não existe um segredo para uma alimentação adequada. São as atitudes diárias que constroem um hábito alimentar mais saudável e um estilo de vida mais prazeroso”, apontou a especialista. Confira abaixo algumas atitudes que podem ajudar na conquista de uma alimentação saudável.

Foto: Pexels
Pratos com várias cores de alimentos são os mais nutritivos

1. Prato colorido
De acordo com os especialistas, quanto mais colorido forem os alimentos consumidos, melhor. “Invista em frutas, verduras e legumes, buscando sempre consumir variedades diferentes. Desta maneira, o corpo terá suprimento de nutrientes, fibras e antioxidantes”, disse Ana Paula.

2. Equilíbrio
Equilibrar a refeição é essencial. É importante que as refeições sejam compostas por carboidratos (contemplando os integrais), proteínas (de origem animal e vegetal) e alimentos reguladores (verduras, legumes e frutas).

3. Frequência
Ficar longos períodos sem se alimentar desajusta o metabolismo. Por isso, é importante se alimentar com frequência, mas claro, de acordo com o suprimento adequado de energia e nutrientes. Exageros devem ser evitados.

4. Café da Manhã
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois dá energia ao corpo depois de longas horas dormindo e em jejum. A refeição dá energia e nutrientes para que o organismo comece a funcionar sem estresse.

5. No lugar certo
Dedique um tempo adequado para se alimentar, sentado à mesa, sem pressa e mastigando bem os alimentos. Não faça refeições na correria, em pé ou fazendo outras atividades. Preste atenção no alimento que está consumindo e desfrute do momento.

6. Beba água
O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, por isso, beber água e outros líquidos, como sucos naturais e chás, é fundamental para manter o organismo sempre bem hidratado e garantir que todas as funções orgânicas estejam ocorrendo adequadamente.

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