Abobrinha: do ‘brunch’ ao prato principal

Receitas levam abobrinha, abacate, ovo, atum, alho-poró e queijo gorgonzola: delícias que agradam até os paladares mais exigentes


Refeição tradicionalmente britânica, o brunch une elementos do almoço e do café da manhã. Normalmente, pode ser servido entre as 10h e as 14h e é realizado aos fins de semana ou datas especiais, numa mesa cheia com os amigos e familiares.

Ganhando adeptos no Brasil, o brunch requer alguns pratos diferentes, simples mas cheios de sabor. O toast é uma receita que leva vários ingredientes, todos fáceis de achar, para você preparar e se divertir.

E aproveitando a versatilidade da abobrinha, também ensinamos a preparar talharim com alho-poró e amêndoas para harmonizar com abobrinha, variando o cardápio de massas.

Foto: Coqueiro_Divulgação
Toast de abobrinha com atum e avocado (abacate) com ovo

Toast de abobrinha com atum e abacate

Ingredientes
Abobrinha
1 abobrinha italiana grande
1 ovo
½ colher (chá) de sal
Farinha para empanar tipo panko a gosto

Abacate
2 avocados (abacates) maduros
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de suco de limão

Montagem
1 lata de atum sólido em óleo escorridos
4 ovos fritos em água
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura alta (200°C). Unte uma assadeira pequena (18 cm x 28 cm) e reserve. Corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento e depois ao meio novamente no sentido da largura. Passe as fatias de abobrinha pelo ovo ligeiramente batido com o sal e depois pela farinha para empanar tipo panko. Distribua as fatias de abobrinha na assadeira untada e leve para assar por 15 minutos virando as abobrinhas na metade do tempo para dourar dos dois lados. Reserve. ABACATE. Em uma tigela, amasse o avocado com um garfo até obter um creme. Tempere com a pimenta, o sal e o suco de limão e misture bem. Reserve. MONTAGEM. Distribua sobre as fatias de abobrinha, uma porção de avocado, o atum escorrido e, por último, o ovo. Para fazer o ovo frito em água, aqueça uma frigideira antiaderente com água em fogo médio até cobrir o fundo da frigideira, coloque o ovo e cozinhe até o ponto desejado. Regue com azeite e sirva em seguida.
Fonte: Coqueiro

Foto: Abimapi_Divulgação
Talharim com alho-poró, abobrinhas e amêndoas

Talharim com alho poro, abobrinhas e amêndoas

Ingredientes
500g de talharim cozido al dente
Azeite a gosto para servir
Amêndoas a gosto
Refogado de alho-poró e abobrinhas
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
400g de alho-poró cru lavado e fatiado
600g de abobrinha italiana ralada grosso (sem o miolo)
Sal e pimenta-do-reino branca
Noz-moscada
5 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Queijo gorgonzola esfarelado ou parmesão ralado

Modo de preparo
Em uma frigideira grande aqueça o azeite, a manteiga e refogue o alho-poró por 5 minutos. Em seguida, adicione a abobrinha e refogue rapidamente temperando com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Junte a massa já cozida e deixe aquecer. Retire do fogo e sirva com um fio de azeite, as amêndoas e o queijo de sua preferência.

Rendimento: 6 porções
Fonte: Abimapi

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora