Receitas de biscoito de polvilho para fazer em casa

Típico da culinária mineira, essa iguaria ganhou o Brasil e se desdobrou em receitas criativas e deliciosas


O biscoito de polvilho é típico da culinária mineira e uma das delícias da hora do café e lanche da tarde. Apreciá-lo é sinônimo de companhia na certa (experimente comer alguns na escola, no trabalho ou em casa). Extraído da mandioca ralada, o polvilho pode ser utilizado de várias formas, em várias receitas, dependendo do tipo usado: polvilho doce ou polvilho azedo. Confira seis receitas diferentes dessa delícia para você experimentar em casa e conquistar amigos!

Doce ou azedo, qual a diferença?

O polvilho doce é comumente usado para receitas de sequilho e biscoito petit four e também nas receitas salgadas, a fim de deixar a massa mais fofinha. “Ele pode substituir a farinha de trigo em receitas sem gluten”, comenta o chef de cozinha da Maryara Padaria & Doçaria, Carlos Eduardo Pigatto.

O polvilho azedo é usado em receitas salgadas devido ao sabor pronunciado. É ele quem deixa tudo crocante, porém, deve ser consumido em pouco tempo com risco de o biscoito ficar duro se demorar demais. O armazenamento também deve ser observado: o que não for consumido, deve ser mantido fechado em saquinhos plásticos ou recipiente com tampa.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Biscoito polvilho de queijo provolone

Biscoito de polvilho com queijo

Ingredientes
5kg polvilho azedo
200g de sal
1 litro de leite
1,5 kg gordura hidrogenada
5 ovos
1 litro de água
2,5 litros de leite
500g de queijo provolone

Modo de preparo
Bata em velocidade baixa o polvilho, sal e o leite. Aqueça a gordura hidrogenada com a água até levantar fervura. Adicione a água fervente ao polvilho batendo em velocidade baixa. Após dois minutos, coloque os ovos e adicione aos poucos o restante do leite até obter uma consistência cremosa. Pingue bolinhas em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180°C para assar, por 30 minutos.

Rendimento: 30 pacotes de biscoito de 500gr
Fonte: Maryara Padaria & Doçaria

Foto: Reprodução Pinterest
Lascas de polvilho

Lascas crocantes de polvilho

Ingredientes
200ml de água
200ml de óleo de girassol
500g de polvilho azedo
20g de açúcar
10g de sal
250ml de leite (pode-se usar leite sem lactose)
1 ovo

Tempero
Mix de pimentas
Lemon pepper
Orégano
Queijo parmesão ralado
Ervas finas
Pimenta caiena

Modo de preparo
Em uma tigela grande, coloque o polvilho azedo, o açúcar, o sal e misture bem. Leve ao fogo uma panela com água, o óleo e aqueça um pouco, desligue bem antes de ferver. Adicione os líquidos ao polvilho e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Bata o ovo e o leite em uma tigela e adicione ao polvilho, misture usando uma colher de pau e deixe esfriar. Cubra a tigela com filme plástico e leve para a geladeira por 12 horas. Aqueça o forno a 165°C. Usando uma espátula espalhe uma fina camada e uma forma com silpat (tapetinho de silicone), polvilhe o tempero que preferir e leve para assar até que a massa fique levemente dourada e crocante. Se você não tem o tapete de silicone pode fazer diretamente em formas levemente untadas, antes de comprar o silpat. Eu coloco várias formas no forno ao mesmo tempo. Retire da forma, deixe esfriar e depois quebre as placas com as mãos para obter lascas.
Fonte: Eline Prando_Mel e Pimenta

Foto: Reprodução_Conhece Minas
Biscoito de polvilho mineiro

Biscoito de polvilho mineiro (assado)

Ingredientes
1 kg de polvilho doce
3 colheres (sopa) de coalhada (dá mais sabor)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de óleo frio
1 copo de leite frio
5 ovos mais ou menos
5 xícaras (chá) de queijo ralado meia cura
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma bacia, coloque o polvilho, a coalhada, a manteiga, o óleo, o sal a gosto e misture bem. Acrescente o leite e os ovos um a um, amasse bem e acrescente o queijo ralado. Faça os biscoitos no formato de meia lua ou se preferir em formato de ferradura ou redondos. Leve para assar em forno preaquecido, até dourar.
Fonte: Conhece Minas

Foto: Reprodução_Receitas da Hora
Biscoito de polvilho com goiabada

Biscoito de polvilho doce com goiabada

Ingredientes
3 ovos
1 copo americano de açúcar (200ml)
250g de margarina
Uma pitada de sal
3 copos americanos de polvilho doce (600ml)
1 ½ copo americano de farinha de trigo com fermento (300ml)
Goiabada cortada em pedaços

Modo de preparo
Em uma bacia larga, misture os ovos, a margarina e o açúcar, até ficar líquido. Aos poucos acrescentar o polvilho e o trigo alternados. Amassar com as mãos até o ponto de desgrudar. Caso fique mole, acrescente um pouco de trigo. Faça bolinhas e coloque pedacinhos de goiabada. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos ou até que o fundo começar a corar.

Rendimento: 60 porções
Fonte: Receitas da Hora

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!