Para criar looks no Verão, abuse e use do calor

Peças coloridas, estampas florais, animal print, xadrez e geométricos vêm com tudo para deixar mais democrática a Primavera/Verão 2018-2019


Muitos consideram o Inverno como a estação mais elegante do ano, quando todo mundo tira do armário peças mais sofisticadas para criar os looks do dia a dia. Porém, apesar dos dias mais quentes, é possível andar na moda e apostar num visual chique também no Verão. Aliás, a temporada Primavera/Verão 2018-2019 promete apresentar várias novidades: muita cor, florais, animal print e mix de estampas são algumas delas. “A próxima temporada vem com cores bem vivas e bastante floral”, resumiu o apresentador, consultor de moda e stylist Arlindo Grund, durante a 45ª edição da SPFW (São Paulo Fashion Week), que aconteceu entre os dias 22 e 26 de abril na capital paulista.

Aliás, foi o evento – o maior e mais importante relacionado à moda no Brasil –, que adiantou algumas das tendências que virão com força total nos próximos meses. De acordo com Grund, o floral deve aparecer em duas vertentes diferentes, tanto no floral com fundo claro, quanto o com fundo escuro. As cores, por sua vez, vão além das clássicas da estação, como azul, vermelho, rosa e verde: ganham destaque as cores ainda mais vivas, como o turquesa e o amarelo neon, como os tons terrosos. “O vinho, o laranja mais queimado e o mostarda, que são variações do amarelo, devem ter bastante destaque”. Confira o que vai bombar!

Candy colors

Além das cores mais vivas, como as já citadas, o Verão também tem espaço para peças mais doces, em tons pastel (as chamadas candy colors). E elas podem estar em quaisquer peças: desde as mais comuns do dia a dia, como calças, vestidos e camisetas, até as mais elegantes, como os vestidos. Para a moda praia, essa tendência vem forte em biquínis e maiôs, por exemplo. Marcas, como Lenny Niemeyer, Vankoke, Amapô, Borana e Lilly Sarti, por exemplo, apresentaram peças com essa pegada durante o SPFW deste ano. As cores mais vistas foram o verde, lilás, violeta e azul.

Liberdade para o floral

Se você tem aquela peça floral no guarda-roupa, prepare-se! Pois esse tipo de estampa vai voltar com tudo na Primavera/Verão. A tendência para a estação mais quente do ano é trazer a nossa brasilidade para as peças. Por isso, roupas com estampas de folhagens, em animal print (ou seja, que imitam a pele de animais) ou que fazem referência às culturas regionais serão bem-vindas. “A ideia é trazer uma identidade bem tropical e casual, mas sofisticada”, explicou o consultor de moda e stylist Arlindo Grund. Estilistas como Amir Slama, Lenny Niemeyer e Liana Thomaz (Água de Coco) já mostraram criações nessa vertente.

Xadrez e geométricos

Além de toda a brasilidade do floral, outras estampas que devem aparecer muito na próxima estação são o xadrez e os geométricos. O xadrez marcou forte presença no SPFW, aparecendo em várias padronagens, desde as maiores até as menores, em cores mais terrosas ou em preto e branco. Já as formas geométricas, mostram um “revival” da moda dos anos 1980 e 1990, como visto na Amapô, e tendências esportivas, como a Salinas. Confira alguns looks que estão “bombando” nas passarelas.

Mix de estampas

Foi-se o tempo em que estampas diferentes não podiam coexistir no mesmo look. Hoje, é comum
(e inclusive é uma das tendências do Verão) o mix de estampas. Descontraído e divertido, elas combinam com os dias mais quentes, explicaram as estilistas Tatiane Perdigão e Lidiane Carvalho. Vale seguir algumas dicas, no entanto, para acertar na produção: Se você ainda tem um pouco de medo de apostar nas estampas coloridas, escolha uma peça com estampa preto e branco e outra peça colorida. Com a dupla preto e branco não tem erro, pois as cores combinam com qualquer outra tonalidade. Agora, se você quer algo mais ousado, escolha peças com estampas que tenham pelo menos um tom predominante igual. Por exemplo: ao usar uma saia com uma estampa vermelha, rosa e laranja, você pode combinar com uma blusa com estampa rosa e nude. Estampas com cores complementares, ou seja, aquelas que mais oferecem contraste entre si, também ficam muito bem juntas, por exemplo, o amarelo e o violeta (roxo).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!