Personalize sua lista de presentes

A lista de presentes é um item importante e ajuda a equipar a casa; confira algumas dicas de como fazer o modelo perfeito para sua realidade


Foto: Adobe Stock
Uma variação da lista de presentes que já é bastante famosa no Brasil diz respeito às cotas de viagem de lua de mel

Se o chá de panela é o primeiro momento para equipar a casa com objetos mais simples e de uso diário, como os utensílios domésticos, os presentes de casamento costumam ser itens mais requintados e de qualidade, que ajudam a completar o que ainda falta na nova casa. Mas para garantir tudo o que precisam, é interessante que o casal preste atenção a alguns detalhes e algumas dicas.

“O primordial é fazer uma lista”, aponta a assessora de eventos Valéria Nascimento. Muito mais do que ajudar os noivos na montagem da casa, a utilização da lista é uma maneira de facilitar também a vida dos convidados. Com a lista de casamento, as chances de o casal ganhar um presente que não será útil diminuem, enquanto aumenta a certeza de presentear com algo personalizado e de acordo com as necessidades dos noivos.

Segundo Valéria, as listas podem ser criadas tanto físicas, em lojas de departamento ou de utilidades, quanto online. Listas na internet facilitam muito, já que o convidado faz a compra do presente sem precisar ir até a loja. O mimo é entregue diretamente para os noivos ou, então, tem o valor convertido em crédito na loja. “É ideal para quem está casando e indo para uma casa nova, que ainda não está equipada”, reforça a especialista.

O ideal é que a lista de presentes seja criada, no mínimo, três meses antes da cerimônia, para que os convidados tenham bastante tempo de fazer a escolha adequada. Algumas lojas possuem listas de casamento prontas, o que pode facilitar a vida de casais que estão sem tempo de organizar. No entanto, uma lista personalizada pode ser mais interessante para a realidade dos pombinhos.

Cotas de viagem são opções de presentes

Uma variação da lista de presentes que já é bastante famosa no Brasil diz respeito às cotas de viagem de lua de mel.

De acordo com a assessora de eventos Valéria Nascimento, normalmente essa opção é escolhida por casais que moram juntos há algum tempo e, portanto, possuem uma casa montada. Então, em vez de receber produtos que já possuem, preferem transformar os presentes tradicionais em cotas de viagem. É desta forma que muitos casais têm conseguido ousar na escolha do roteiro, viajando para pontos turísticos badalados dentro e fora do Brasil. Afinal, as passagens aéreas são bem “salgadinhas” para destinos paradisíacos que atraem turistas.

Alguns sites na internet, aliás, se especializaram nesse tipo de “presente” que agrada a maioria dos noivos.

Se você gostou da ideia, saiba que dar cotas de presente de casamento funciona no mesmo esquema da lista online de presente, mas em vez de comprar itens para a casa ou de decoração, o convidado pode investir na viagem do casal.

As cotas incluem não apenas passagens aéreas e hospedagem, podem ser destinadas ao custeio de passeios turísticos e outras atrações que serão aproveitadas pelos noivos na viagem.

Dicas básicas para fazer sua lista:

• Visite várias lojas antes de escolher em qual você vai deixar sua lista, mas na hora de fechar, escolha dois ou três estabelecimentos para dar opções aos convidados. Interessante aproveitar para escolher lojas com estilos diferentes de presentes para atender aos mais diferentes perfis de convidados e, claro, ampliar as chances de ganhar presentes bem variados;

• A lista online facilita, e muito, a vida de convidados que moram em outras cidades e não podem ir até a loja que você escolheu, sendo essa uma opção cada vez mais utilizada pelos noivos antenados com as novidades;

• Para os padrinhos, o mais elegante é não sugerir presentes ou valores. Nesse caso o bom-senso prevalece. Porém, caso eles perguntem, os noivos podem comentar sobre aquilo que gostariam de ganhar, mas sempre os deixando à vontade para escolher o tipo de presente que julgam mais apropriado;

• Em relação aos casais que já moram juntos, a dica de especialistas do setor de presentes, e cerimonialistas, é apostar em presentes alternativos, como as cotas de lua de mel ou até mesmo valores em dinheiro;

• Os noivos podem colocar os links para as listas de presentes no site do casamento que, por sua vez, será indicado no convite impresso. Essa ideia de criar um site está cada mais popular entre os casais moderninhos e que são superligados nas facilidades que a internet proporciona nos dias atuais.

Fonte: iCasei

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora