28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Noiva 2019

Meu convite é a minha cara!

Considerado o “cartão de visitas” do casamento, ele está cada vez mais personalizado para atender aos desejos dos noivos em inovação e exclusividade

Por Danilo Reenlsober

05 de agosto de 2019, às 19h06 • Última atualização em 05 de agosto de 2019, às 19h18

Foto: Carolina Rodrigues - Divulgação
Apesar de cores como o cinza e até tons mais quentes, como o vermelho, serem tendência para o papel, o off-white ainda é o tom mais usado [La Na Rô – Convites e Arte]
A escolha do convite de casamento é um momento que requer cuidado e atenção por parte dos noivos para causar uma boa primeira impressão da cerimônia entre os convidados. O convite ideal, segundo especialistas, reflete justamente o ambiente e o clima que os amigos e familiares do casal encontrarão no dia do “sim”.

Foto: Carolina Rodrigues - Divulgação
Junto das informações básicas, como data, horário e local, cai sempre muito bem incluir frases e mensagens [La Na Rô – Convites e Arte]
“Cada noiva busca uma proposta que seja única”, explica Roberta Cruz, da LáNaRô Convites e Arte, de Americana. “A maioria das noivas quer algo que nunca foi feito. Mesmo que seja um convite clássico, elas colocam um toque especial no layout, no formato, na cor ou em algum acabamento para que o convite seja diferente de todos os outros”, ressalta.

Carol Sacilotto, especialista da Casa do Convite by Carol Sacilotto, de Americana, explica que as opções podem ser personalizadas para casamentos clássicos, rústicos, modernos ou contemporâneos. “A principal dica é contratar um profissional que vai além de modelos prontos ou catálogos”, aconselha. Segundo ela, a empresa deve se reunir com os noivos, observar os detalhes que fazem parte do perfil do cliente e também conversar com o decorador. “Só assim é possível criar uma identidade visual total, onde o estilo do evento e do cliente se fundem trazendo um resultado único”.

A dica primordial das especialistas é que a identidade visual da festa esteja em todos os detalhes. Por isso, antes de escolher o convite é importante ter uma ideia da decoração, do estilo e da temática do casamento. Cerimônia na praia pede uma papelaria mais rústica, já festas em outro tipo de ambiente ao ar livre podem ter detalhes florais clássicos.

Padrinhos e madrinhas

Foto: Carolina Rodrigues - Divulgação
Os convites para padrinhos e madrinhas vão além do papel alguns mimos ajudam a tornar esse momento ainda mais especial [La Na Rô – Convites e Arte]
Foto: Casa do Convite by Carol Sacilotto
Gravatas e bebidas, como whisky ou cerveja, são boas dicas de presentes para entregar aos padrinhos escolhidos pelos noivos [Casa do Convite by Carol Sacilotto]
Os padrinhos e madrinhas são personagens especiais no casamento: são pessoas escolhidas a dedo pelos noivos para acompanhá-los nessa nova fase da vida. O convite para os padrinhos de casamento geralmente é feito meses antes da data e, nos últimos anos, vem acompanhado de mimos que buscam agradar a quem aceita o posto especial.

“Os convites para padrinhos devem seguir a mesma identidade visual dos demais, mas com alguns diferenciais”, explica Roberta Cruz, da LáNaRô Convites e Arte. “Caixinhas são ideias, mas também estão surgindo opções como sacolas personalizadas. O ideal é ver o que comporta melhor os itens que serão entregues aos padrinhos”.

Esses presentes podem variar, como garrafas de whisky ou cervejas artesanais, bombons, gravatas e kits para barba, para os noivos, e nécessaire e robes para as madrinhas, entre tantas outras opções disponíveis.

“O ideal é conhecer um pouquinho a personalidade dos seus padrinhos para entender qual mimo se encaixará melhor com o perfil deles”, completa Carol Sacilotto.

Para damas e pajens

Foto: Divulgação
As tendências de convite para daminha e pajem são ursinho, as bonecas, latas personalizadas e convites com chocolate [RememBear]
Foto: Divulgação
Opções de convites para pajens e daminhas também pedem presentes que ajudam as crianças a entenderem a importância do momento [RememBear]
A paper designer Fabiani Christine, da RememBear, aponta como tendência os convites que funcionam como presentes para as crianças. “Poucos casais gostam de ficar no tradicional convite verbal. A tendência para esse universo é a personalização e o carinho.

Crianças gostam muito de ganhar presentes, elas se sentem especiais e únicas ao receberem algo que foi feito especialmente para elas”, diz a especialista. Entre as novidades em convites para damas e pajens estão o ursinho com placa com o nome da criança, as bonecas (de porcelana ou Barbie), latas personalizadas e convites com chocolate.

“Quando elas ganham um presente enfeitado, acabam ficando mais confiantes com suas funções no casamento. O convite acaba sendo um presente para a criança colocar no quarto como decoração, por exemplo”, ressalta.

Cobre é tendência na cartela de cores

Foto: Carolina Rodrigues - Divulgação
Cordões e fitas são opções que nunca saem de moda na hora de lacrar os convites
[La Na Rô – Convites e Arte]
Mesmo que os convites busquem essa maior personalização, algumas novidades e tendências do mercado se destacam. “As estampas florais, usadas para revestir convites, estão em alta, assim como a utilização de cordões para lacrar os convites”, aponta Roberta Cruz.

Típicos de convites mais clássicos, os lacres de cera voltaram com força total, enquanto a cor em alta para impressão dos convites é o cobre, seja no hotstamping ou no lacre.

“As ponteiras em metal, o empastamento na parte interna – ou seja, o papel interno contendo o dobro da grossura do envelope – e o chanfrado lateral são itens extremamente elegantes e que são forte tendência para convites”, ressalta Carol Sacilotto.

Foto: Casa do Convite by Carol Sacilotto
A ponteira é um destaque interessante no convite, deixando o visual com uma identidade única [Casa do Convite by Carol Sacilotto]

Publicidade