28 de março de 2024 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Noiva 2019

Acerte na escolha de seu buquê

Clássico, desconstruído ou semicascata? Especialistas dão dicas para definir o melhor buquê para cada tipo de noiva

Por Débora de Souza

05 de agosto de 2019, às 19h07 • Última atualização em 05 de agosto de 2019, às 19h17

Acessório único e exclusivo da noiva, o buquê não precisa (e nem deve) combinar com as flores ou paleta de cores usadas na decoração ou a tonalidade padrão dos vestidos das madrinhas. Ele deve ser especial e reforçar o estilo da noiva. “O buque está muito ligado ao sonho da noiva. Por si só ele deve ser diferente”, afirma a decoradora Matilde Sobreira Guimarães, da MM Decorações e Festas, em Americana

O buquê está muito ligado ao gosto pessoal da noiva. É importante ter em mente que algumas flores são mais comuns em determinadas épocas do ano como, por exemplo, as tulipas no Inverno.

“Estamos trabalhando com a natureza. Fazemos o possível para conseguir as flores que a noiva deseja, mas, às vezes, não as encontramos ou não estão tão bonitas por não ser a época delas”, observa o decorador Paulo Guimarães, proprietário da floricultura que leva o seu nome, em Nova Odessa. Um buquê confeccionado com flores típicas da estação fica mais bonito e perfumado.

A criação é livre e algumas dicas podem ajudam a escolher o buquê perfeito para o grande dia! Colorido ou monocromático? Clássico ou desconstruído? O vestido influencia no tipo de buquê? Confira o que dizem os especialistas no assunto:

Tipo de buquê e estilo da noiva

1 – Bolinha ou simétrico. Indicado para as noivas clássicas, no melhor estilo princesa. As flores são arranjadas de maneira uniforme e arredondada. Geralmente é composto por flores nobres como orquídeas e rosas.

2 – Desconstruído. O buquê assimétrico não segue um padrão e une as espécies de acordo com seu desenho natural. É indicado para cerimônias ao ar livre e para noivas minimalistas ou boho chic. “O modelo sereia fica lindo com esse buquê devido ao contraste entre o vestido sequinho e o buquê mais cheio, mas nada impede que a noiva clássica opte por ele também”, diz a decoradora Matilde.

3 – Semicascata. É uma boa sugestão para noivas altas e vestidos com cauda (princesa ou sereia). Noivas mais delicadas podem optar por flores claras e as mais ousadas em cores vibrantes, mesclando flores nobres com flores do campo.

4 – A altura da noiva. Buquês desconstruídos costumam ser um pouco maiores que os tradicionais e, por isso, as noivas de baixa estatura devem estar atentas. “Nesse caso, são trabalhadas flores menores e pouca folhagem, pois o buquê não pode ficar muito grande ou chamar mais atenção que a noiva”, observa o decorador Paulo Guimarães. O mesmo cuidado é sugerido para as noivas plus size.

Publicidade