28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Boas práticas

Prefeitura de SP lança guia para transporte de pets

Prefeitura lançou guia de boas práticas sobre como transportar animais de estimação em diferentes meios de transporte, como ônibus ou metrô

Por Agência Estado

30 de setembro de 2019, às 12h45 • Última atualização em 01 de outubro de 2019, às 09h26

A Prefeitura de São Paulo lançou um guia de boas práticas sobre como transportar animais de estimação em diferentes meios de transporte, como ônibus, carro, metrô e bicicleta. A publicação traz dicas de segurança, já que não há no País uma legislação específica para regulamentar o transporte de pets em âmbito nacional.

“Os animais de estimação costumam ser muito companheiros de seus tutores, mas para a segurança deles e dos demais usuários do trânsito é prudente tomar certos cuidados para que o trajeto transcorra sem sustos. Afinal, um animal solto dentro de um veículo em movimento pode sofrer uma queda e se machucar ou, ainda, distrair o condutor, pondo em risco a segurança”, diz a publicação.

Veja algumas das recomendações para transportar animais de estimação:

Rua – Ao caminhar com o pet, é recomendável que ele esteja sempre com a guia, mesmo os adestrados. Solto, sem coleira, aumentam os riscos de acidentes, como atropelamento. Para algumas raças de cães (Mastim napolitano, Pit bull, Rotweiller e American stafforshire terrier) é obrigatório o uso de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira para passeios em locais públicos em todo o Estado de São Paulo.

Bicicleta – É recomendado que o pet esteja acomodado em uma cesta ou caixa de transporte e preso por exemplo por uma guia, para evitar quedas e acidentes.

Patinete – É proibido andar de patinete transportando qualquer espécie de animal.

Carro – O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o transporte de animais à esquerda ou no colo do motorista, entre os braços e pernas do condutor. Também é proibido transportar animais na parte externa do veículo. Não deixe o animal com a cabeça para fora da janela. Lembre-se: ele pode se machucar ou machucar os ocupantes do veículo em caso de freadas mais bruscas ou batidas. É recomendável que o animal seja sempre transportado no banco de trás, de maneira confortável e use dispositivo de retenção seguro compatível com o seu porte.

Táxi e carro de aplicativo – É permitido o transporte de animal de até 10 kg acondicionado em recipiente apropriado. A tarifa não é alterada em função do transporte de cães-guia ou animais domésticos.

Ônibus – Animais domésticos de até 10 kg (pequeno porte) podem ser transportados dentro dos ônibus municipais de São Paulo. O animal deve estar em recipiente apropriado para transporte.

O limite é de no máximo dois animais a serem transportados a bordo do ônibus, por viagem.

Publicidade