25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mundo Pet

Zoológico de Piracicaba recebe urso-de-óculos

Ele nasceu no Zoológico de Sorocaba e vinda dele foi antecipada para a região porque foi rejeitado pelo pai

Por Da redação

09 de julho de 2019, às 16h00 • Última atualização em 09 de julho de 2019, às 16h08

Assim que as obras de seu novo recinto estiverem prontas, Juco, o urso-de-óculos, deve se mostrar para o público no zoológico de Piracicaba. Ele já está na unidade desde o semestre passado, sob quarentena, para passar por exames médicos e adaptação aos novos cheiros e habitat. Ele nasceu no Zoológico de Sorocaba e vinda dele foi antecipada para a região porque foi rejeitado pelo pai, que não o aceitava no recinto.

Foto: Divulgação
Por ser um animal forte, as estruturas do espaço do urso estão passando por reforço

Juco faz parte de um plano de manejo para proteger e evitar a extinção da espécie, e a ideia é que ele procrie em cativeiro sem ter consanguinidade, ou seja, sem ser com membros de sua família como acontece na natureza.

Por ser um animal forte, as estruturas do espaço do urso estão passando por reforço, e para esperar sua companheira da mesma espécie, seu recinto vai ter o tamanho adequado para alojar os dois animais.

Thiago Vilalta, diretor do Zoológico de Piracicaba, afirma a importância da instituição em seu papel de preservar a espécie. “Hoje são poucos ursos-de-óculos encontrados na natureza. E o nosso Zoo terá um papel importante na preservação dessa espécie para que futuros descendentes voltem a povoar a natureza”, afirmou.

A escolha do Zoológico de Piracicaba como nova casa para Juco foi feita pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo. A instituição foi a responsável por verificar se o recinto tem o tamanho adequado exigido, já que nenhum animal é transferido sem que o novo local tenha condições de recebê-lo.

O Zoológico de Piracicaba fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 426. Mais informações podem ser obtidas pelo (19) 3421-3425.

Juco

Juco é um urso-de-óculos adolescente de 4 anos. Sua espécie vive na América do Sul em florestas tropicais e por isso é adaptado ao nosso clima. Vive a maior parte da vida de forma solitária e tem hábitos diurnos. É muito curioso, adora tomar banhos e possui grandes habilidades com as mãos.

Para explorar essa aptidão, o Zoológico vai disponibilizar frutas inteiras como coco verde, coco seco e melancias. Sua alimentação é onívora e vai envolver frutas, legumes e verduras variadas, mel, carnes variadas e ovo. Ele também deve ser estimulado com peixe vivo.

Outras reformas

Em licitação aberta pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, os gastos destinados ao pacote de melhorias e manutenção do Zoológico Municipal de Piracicaba estão na casa dos R$ 140 mil.

Os espaços que devem passar por reforma são os recintos dos macacos, gaviões, araras, corujas, jacarés, veados, onças e tigres. As obras envolvem reformas de portões, troca de trincos, pintura, e outros equipamentos de segurança. A cozinha dos bichos, espaço dos veterinários, oficina, quarentena e refeitórios também passarão por adequações.

* Maíra Torres, sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade