18 de março de 2024 Atualizado 13:48

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pets

Mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

Entenda mais sobre os parasitas que podem trazer doenças e riscos ao seu cão ou gato

Por Da redação

17 de agosto de 2019, às 12h23

Uma simples coceira pode significar algo a mais, e por isso os donos de pets precisam estar sempre atentos. A infestação por pulgas e carrapatos é um dos problemas mais comuns que cães e gatos podem ter durante a vida. Pesquisas apontam que em tempos mais frios 5,4% dos cães e 8% dos gatos levados aos consultórios veterinários têm sinais de infestação por ectoparasitas. Em temperaturas mais quentes o número cresce para 27% dos cães e 35% dos gatos.

Esses parasitas também podem trazer doenças fatais em alguns casos, entre dermatites, verminoses, anemias e sintomas de estresse no animal. No caso das pulgas essas consequências levam desde a perda de peso e apetite até a infecção por vermes que causam diarreias com vestígios de sangue e ataques convulsivos.

Foto: "Tired of jumping around" by pachenha is licensed under CC BY-NC-ND 2.0
Em temperaturas mais quentes o número cresce para 27% dos cães e 35% dos gatos

Seja em áreas rurais, quintais ou até mesmo em apartamentos, os animais ainda estão sujeitos ao contato com pulgas ou carrapatos. A única maneira de evitar a parasitose é o tratamento preventivo, com remédios específicos para o problema.

Para não entrar em pânico sobre o que fazer para se livrar desses hóspedes indesejados, confira abaixo dez mitos e verdades sobre esses parasitas:

Carrapatos

Verdade – Os carrapatos promovem infestações em residências

Rhipicephalus sanguineus (mais comumente conhecido como carrapato marrom de cães) é a espécie mais comum no Brasil. Também é a única espécie adaptada a viver e a se reproduzir em ambientes internos e residenciais.

Verdade – Carrapatos são fortes

Os carrapatos inserem suas peças bucais na pele do animal, se fixando nele pela secreção de uma substância semelhante à cola. Nunca torcer, agitar ou amassar um carrapato ao tentar retirá-lo do pet. A melhor opção é sempre administrar um medicamento contra carrapatos.

Mito – O pet pega carrapatos da grama e de animais silvestres, como pássaros

O carrapato mais comum de cães no Brasil é o carrapato marrom, como vimos, que é urbano. Ele vive em locais de alvenaria à espera de um cão ou, vem de outro animal infestado que está no mesmo ambiente.

Mito – Só devemos nos preocupar com carrapatos quando os vemos

Além de muitas vezes ser difícil visualizar os carrapatos quando em pouca quantidade, é muito importante a prevenção! Evitá-los, impede o incômodo que eles causam, mas também a infestação na sua casa.

Verdade – Carrapatos são perigosos

Os carrapatos marrons transmitem muitas doenças (hemoparasitoses), como a babesiose e a erliquiose, que podem ser fatais. Além disso, aqui no Brasil, temos um carrapato de cavalos (Amblyomma cajennense ) que também transmite uma doença grave ao pet e aos humanos, a febre maculosa. O medicamento CredeliTM é o único que possui indicação em bula para essa espécie de carrapato.

Pulgas

Verdade – As pulgas são espertas e preguiçosas

Elas se acomodam de frente a uma fonte de luz e esperam que cães passem. Quando vêem uma sombra bloqueando a luz, elas saltam em um novo hospedeiro.

Mito – As pulgas são facilmente visíveis

As pulgas adultas estarão visíveis andando na pele do animal, embaixo do pelo. Porém, apesar de visíveis a olho nu, são tão pequenas que 8 pulgas enfileiradas somam 2,5 cm somente. Quando em pequena quantidade podem estar “escondidas” entre os pelos e, muitas vezes, só se encontra pequenos pontinhos pretos, as fezes das pulgas (sangue digerido).

Verdade – As pulgas usam o pet para disseminar infestações

Elas acasalam e produzem ovos enquanto estão no animal. Após a deposição de ovos, eles caem do pet no ambiente. Em seis dias, os ovos eclodem em larvas semelhantes a vermes e se alimentam de sangue semidigerido (fezes de pulgas) caídas de pulgas adultas. Esses detritos caem do cão e gato no sofá, cama, carpete, carro, isto é, onde quer que ele vá.

Verdade – As pulgas agem rapidamente

As fêmeas começam a depositar ovos 24-36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de 2 mil ovos durante sua vida. Poucas pulgas podem vão ser vistas imediatamente, porém os números podem aumentar rapidamente conforme os milhares de ovos se desenvolvem no ambiente. Considerando esse elevado volume, é importante matar as pulgas antes que depositem ovos.

Mito – As pulgas mais comuns no cão são as pulgas do cão

A pulga mais comum no cão é a pulga do gato (Ctenocephalides felis). Eles também são infestados pela pulga do cão (Ctenocephalides canis), porém raramente.

Fonte: Elanco Saúde Animal

* Estagiária Maíra Torres sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade