Importância da liberdade na hora do xixi para os pets

Permitir que o animal de estimação expresse seus comportamentos naturais favorece a qualidade de vida


A relação entre os tutores e seus animais de estimação já não é a mesma de antigamente. Hoje a relação é paternal e o estreitamento dos laços trouxe mudanças na rotina dos pets. Mas, com a correria do dia a dia, alguns cuidados essenciais acabam ficando em segundo plano.

Foto: Dognutrition/Divulgação
Impedir liberdade para urinar pode provocar problemas de saúde

Uma pesquisa realizada pela PetMais, empresa focada na saúde e bem estar dos animais, apontou que os donos de pets investem mais em acessórios e produtos para o dia a dia ao invés do cuidado na saúde. Por exemplo, a liberdade que os cães têm para urinar, para eles, além de ser uma necessidade fisiológica é o modo em que marcam o território, uma forma de comunicação. Por isso, utilizam vários pontos na residência ou fazem diversas paradas durante um passeio. Esse comportamento natural do cão acaba se tornando um desafio para os seus tutores.

Os donos de animais criam uma rotina que os pets entendem que só podem urinar na hora do passeio, apesar dos tutores considerarem esse comportamento como “educado”, ele poder trazer riscos para a saúde do cão.

“O cão quando tem seus instintos naturais restritos, mudam o comportamento e podem apresentar problemas de saúde. O impedimento do xixi na hora que o cão sente necessidade, pode acarretar patologias como infecção urinária por bactérias, pedras nos rins e incontinência urinária, além da baixa autoestima do animal”, declara Ricardo Panhan, veterinário da PetMais.

Com informações da assessoria de imprensa da PetMais.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora