23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Atenção!

Decoração de Natal pode ser um perigo para os pets

Veja dicas de como decorar sua casa de uma maneira que não traga riscos para os cães ou gatos

Por Da redação

24 de novembro de 2019, às 08h20 • Última atualização em 24 de novembro de 2019, às 08h21

O fim de ano chegou e trouxe com ele as decorações de Natal: bolinhas, árvores, luzes, pisca-pisca, guirlandas, bonecos natalinos e muitos enfeites. O que poucos pais de pets sabem, no entanto, é que alguns desses itens podem representar um perigo para os bichinhos, que, além de estragar a decoração, podem se machucar feio.

Foto: Divulgação
A técnica de introduzir a decoração aos poucos funciona como um adestramento e diminui o estresse dos felinos

Bolas de vidro: devem ser evitadas, se possível, principalmente por quem tem cães, pois eles podem engolir algum caco, em caso de quebra, ao tentar morder ou brincar com o objeto.

Pisca-pisca: os fios elétricos devem ficar fora do alcance dos pets, que podem levar choque, se queimar ou até se enforcar. O mais recomendado é deixar as luzes no alto, longe do alcance de cães, e observar os arredores dos pisca-pisca no caso de gatos, evitando que tenha alguma prateleira ou outros móveis para subir.

Árvore de natal: no caso dos cães, pode ser montada no alto de móveis, para evitar que a derrubem ou peguem seus enfeites. Já com os gatos é mais complicado. A orientação é para que os objetos natalinos sejam colocados com antecedência e aos poucos, para que o animal se acostume e entenda que aquilo faz parte do ambiente em que ele mora.

A técnica de introduzir a decoração aos poucos funciona como um adestramento e diminui o estresse dos felinos, de acordo com o veterinário Jorge Morais, responsável pelas dicas. Ele reforça que mesmo com todos os cuidados, “é preciso ficar de olho para que não ocorra nenhum acidente”.

* Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade