15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Motors

Ténéré 700 aposta na versatilidade

Motocicleta da Yamaha dispensa auxílios eletrônicos e foca na ciclística e no prazer de pilotar para se manter destaque

Por Matthew Pozzi - infomotori.com

03 de novembro de 2019, às 10h28

Foto: Divulgação
Motor tem dois cilindros paralelos de 696 cc

A expectativa em torno da nova Yamaha Ténéré 700 foi grande e longa. Talvez por isso, ainda hoje o modelo impressiona por onde passa grande. A proposta da nova bigtrail da marca japonesa é levar a versatilidade ao limite e ser tão boa no asfalto quanto na terra aos condutores.

A Ténéré 700 é uma moto com habilidades particularmente interessantes, que provou ser muito agradável para andar mesmo em uma estrada com sequências de curvas fortes, apesar do pneu de uso misto. O que mais impressiona no modelo da Yamaha é que a falta de auxílios eletrônicos, como controle de tração e estabilidade, não é sentida na pilotagem.

As características da Ténéré, a partir da ficha técnica, não são das mais impressionantes. Trata-se de um motor com dois cilindros paralelos de 696 cc, com 75 cv de potência e 6,95 kgfm de torque. Tem ABS comutável, tanque de 16 litros, painel inspirado em instrumentação de rali, rodas dianteiras com aro 21 e traseiras de 18 polegadas, suspensão traseira regulável, quatro faróis em led e ainda um chassi de berço duplo.

O que realmente interessa no modelo é como todos estes elementos se conjugam e se combinam. Alguns detalhes podem até ser considerados negativos. Caso da pequena, quase inexistente, proteção aerodinâmica e também do pequeno espaço para o piloto e para o carona, que contam com uma camada de espuma muito fina. Para um modelo com uma grande vocação para turismo, pode ser um problema.

Foto: Divulgação
A Ténéré 700 é uma moto com habilidades particularmente interessantes

SISTEMA. Apesar disso, a posição no banco é relaxada e o sistema suspensivo fornece bastante conforto. Mas é evidente que o modelo não deixa de ser, de alguma forma, uma vítima do design. Por conta do desenho da rabeta, com linhas limpas e modernas, não há alça para a garupa. O preço também não é dos mais atraentes.

Na Europa, a Ténéré 700 custa a partir de 9.790 euros, o equivalente a R$ 43.500. Caso a Yamaha realmente lance o modelo no Brasil – há uma expectativa de o modelo chegar em 2020 – o preço seria bem próximo a esse.

Publicidade