Seguro automotivo: preferência pelos perfis cuidadosos

Casais apresentam menos risco ao volante e, portanto, são os que têm mais desconto na anuidade, aponta estudo divulgado pela Smartia Seguros


Pessoas casadas são as que têm mais desconto no seguro automotivo, segundo pesquisa divulgada pela Smartia Seguros, de São Paulo. Sócio-proprietário da Margutti Seguros, de Americana, Emerson Lima justificou que o estilo de vida desse grupo apresenta menos risco às seguradoras. “Quem é casado, normalmente, sai para dirigir com a família dele. Então, ele tem a esposa do lado, pode ter uma criança. Ele tem vidas para zelar dentro do carro”, afirmou.

Ele apontou que os casados também costumam ter mais experiência ao volante e frequentar lugares onde há menos possibilidade de acidente, roubo e furto. “Ele [casado] não é de ficar até muito mais tarde na rua. A maior parte dos roubos acontece no período noturno, na madrugada”, acrescentou.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Emerson Lima, da Margutti Seguros, disse que o estilo de vida dos casados facilita o trabalho das seguradoras

Ainda de acordo com Lima, conforme constatado pelas seguradoras, a maioria das pessoas que dirigem embriagadas é jovem e solteira. No caso dos casados, portanto, existe um risco menor. “Se tiver alguma colisão, qualquer tipo de sinistro, e for constatado que a pessoa estava bêbada, não paga. É risco excluído. Mas, até conseguir provar, a companhia arca com o prejuízo”, declarou ao LIBERAL.

A Smartia Seguros fez o levantamento a partir das cotações de três seguradoras nacionais. O estudo avaliou quatro grupos: solteiros, casados, divorciados e viúvos. Em todos eles, o cliente possui o mesmo perfil: homem de 35 anos, residente em São Paulo, sem filhos, com bônus zero. O veículo seria um Hyundai HB20.

Nas três seguradoras, o indivíduo casado paga até 54% a menos que os demais. “A principal base de cálculo da companhia é estatística”, disse Lima. Ele contou que, quando um casal mora junto por mais de dois anos, a seguradora passa a enquadrá-lo no grupo dos casados. “Porque aí entra no perfil de quem é casado”, comentou.

A Smartia Seguros informou que um motorista com filhos também pode ter desconto maior no seguro. Isso, segundo a empresa, ocorre por conta do aumento da prudência dos usuários na direção, especialmente quando as crianças estão no carro.

Além do estado civil, as seguradoras também analisam outras informações para a fixação do preço do seguro automotivo. Casados que moram em apartamento e têm 30 a 60 anos de idade, por exemplo, conseguem um desconto ainda maior na anuidade, segundo Emerson Lima, sócio-proprietário da Margutti Seguros.

Ele apontou que apartamentos diminuem a chance de roubo e furto. “Como o apartamento tem uma garagem com bastante gente, é mais difícil de o cara entrar lá e querer pegar o seu carro”, justificou.
No caso da idade, pessoas com 30 anos, normalmente, já têm certa experiência ao volante. O desconto começa a diminuir quando o motorista chega aos 60 anos.

Também há benefícios para aqueles que usam o veículo unicamente para lazer e locomoção. “Se você usa para visitar um cliente, fazer compras, fornecedor, aí já é uso comercial. Agrava bastante”, disse. Além disso, existem os bônus por tempo sem sinistro. Lima informou que, a cada ano sem ocorrências, o cliente ganha, em média, 5% de desconto.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!