19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nissan

Novo Versa mantém funcionalidade

Veículo da montadora japonesa, que é fabricado no México, ganha no design e em recursos de condução autônoma

Por Autocosmos.com

15 de setembro de 2019, às 08h46

A Nissan acaba de apresentar a nova geração do sedã Versa no México. E nada será como antes. A nova geração o modelo manteve a prioridade em relação ao espaço interno e ao porta-malas acima de qualquer outra premissa. A diferença é que agora ele ganhou muita tecnologia e um desenho mais atraente.

Foto: Divulgação (3)
Novo Nissan Versa

O modelo, que é produzido na fábrica mexicana de Aguas Calientes desde 2012, chega ao mercado local ainda em setembro. Em seguida, deve passar a ser exportado, inclusive para o Brasil.

Por aqui, a ideia é que ele conviva com a primeira geração do modelo, produzida em Resende, no Sul Fluminense. O modelo de segunda geração concorreria diretamente com os chamados sedãs pequenos, como Volkswagen Virtus e Honda City, deixando o modelo nacional no segmento de sedãs de entrada, onde brigaria com o novo Chevrolet Onix sedã, com Ford Ka sedã e com Fiat Cronos.

Foto: Divulgação (4)
Novo Nissan Versa

No México, as versões mais baratas do modelo custam o equivalente a R$ 46 mil. Por aqui, o mais provável é que ele chegue apenas em versões mais completas e com preços a partir de R$ 65 mil.

A lógica de privilegiar o espaço útil nasceu em 2006, quando o modelo ainda se chamava Tiida sedã – nome com o qual chegava ao Brasil. O conceito se manteve no modelo lançado em 2012, já com o nome de Versa, e que é feito atualmente em terras brasileiras.

Foto: Divulgação (2)
Novo Nissan Versa

A valorização das dimensões interna se sobrepunha, inclusive, ao design – na época, o então CEO da Nissan, Carlos Tavares, afirmou que os clientes dos veículos de entrada não olhavam para o design. Desta vez, no entanto, o modelo com nome-código de N18 evoluiu para um sedã com linhas atuais e aspecto muito agradável esteticamente.

O modelo ganhou um design muito equilibrado, com o terceiro volume perfeitamente integrado, sem parecer um simples prolongamento. O novo Nissan Versa repete os recursos estilísticos dos sedãs maiores da marca, como Altima e Maxima, respeitando as diretrizes do estilo Nissan Vmotion 2.0 Concept.

Foto: Divulgação (1)
Novo Nissan Versa

As medidas são de 4,45 metros de comprimento, 1,69 m de largura, a altura é de 1,50 m e, finalmente, a distância entre eixos é de 2,60 m. O peso é de 1.084 quilos e a versão topo de gama – que foi testada – se encaixa em rodas de alumínio de 17 polegadas.

Foto: Divulgação (5)
Novo Nissan Versa

MOTORIZAÇÃO

Sob o capô, o modelo carrega o mesmo motor de quatro cilindros de 1.6 litro já presente na geração anterior. Ele foi retrabalhado e agora fornece um pouco mais de potência: 122 cv, contra 106 cv da geração anterior.

Publicidade