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Lançamento

Nissan Leaf quer firmar imagem moderna da marca

Mesmo assim a montadora japonesa não tem grandes expectativas de vendas no país, já que se trata de um veículo de "vitrine"

Por Auto Press

30 de julho de 2019, às 08h51

A Nissan ensaiou muito até se definir pela importação para o Brasil do Leaf, de seu modelo elétrico mais famoso. Lá fora, o hatch já atingiu a marca de 400 mil unidades vendidas, um número tímido se for levado em conta que está em seu 10º ano de mercado. E a chegada no Brasil não deve alterar esse ritmo em nada.

A previsão é que sejam vendidas apenas 200 unidades por ano. Em parte, por se tratar de um carro de imagem, que nem pretende alcançar volumes mais expressivos.

Mas também porque o preço do modelo o retira de qualquer lógica objetiva de mercado. Ele chega oficialmente por R$ 195 mil, depois de ter tido 19 unidades reservadas em pré-venda desde o Salão do Automóvel de São Paulo a R$ 178.400 cada.

Segundo o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, se a empresa fosse esperar que o país tivesse uma infraestrutura montada para modelos elétricos, o Leaf não seria lançado tão cedo. Mesmo que se espere que o modelo não seja um sucesso de vendas, interessa também à Nissan a valorização da imagem da marca e de sua capacidade tecnológica. O hatch médio elétrico, de fato, traz um enorme arsenal eletrônico para a gestão dos sistemas elétricos que movimentam o modelo.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Nissan Leaf

O modelo que vem para o Brasil é construído na fábrica japonesa em Yokohama, e a versão escolhida equivale à básica S vendida nos Estados Unidos – tem ainda as versões SV e SL.

Conforto

No catálogo brasileiro, o Leaf tem itens de conforto e controle dinâmico comparáveis aos de um hatch médio. Estão lá ar-condicionado automático, iluminação full led, acabamento em couro, volante multifuncional, controle de cruzeiro, controle de tração, de estabilidade, assistente de partida em rampa, seis airbags, sistema multimídia com tela touch e conexão Bluetooth, câmera de ré 360º com sensor de obstáculos, entre outros. Até aqui, tudo muito familiar aos carros convencionais.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Nissan Leaf

Todos esses recursos são monitorados a partir do painel digital em TFT. Assim como a carga da bateria. Junto com o Leaf, a Nissan entrega um equipamento de recarga, com instalação incluída, que permite a recarga completa entre 6 e 8 horas.

Há também um cabo para recargas de emergência, que pode ser usado em tomadas residenciais comuns. O tempo de recarga, nesse caso, é de 30 horas. Já em um equipamento de recarga rápida, como em alguns pontos específicos, 80% da capacidade pode ser recuperada em 40 minutos, mas este método não é indicado pois reduz a vida útil da bateria.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Nissan Leaf

Inicialmente, o Leaf será vendido no Distrito Federal e em mais cinco cidades: Rio, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. A garantia é de três anos para o modelo e oito para o conjunto de baterias (que custa R$ 60 mil).

Ponto a ponto

Desempenho
Toda a lógica de mobilidade do Nissan Leaf induz a um uso mais tranquilo e controlado, de olho na autonomia. Mas a capacidade do hatch elétrico extrapola muito esta proposta.

Estabilidade
O sistema suspensivo do Leaf é bem tradicional: McPherson na frente e barra de torção atrás, com barras estabilizadoras nos dois eixos. Mas a peculiar lógica de construção torna o modelo extremamente estável.

Interatividade
O volante multifuncional traz os controles de telefone, som, controle de cruzeiro e computador de bordo, que tem vários recursos de monitoramento do funcionamento do veículo.

Conforto
O espaço interno e os recursos são semelhantes aos de um hatch médio. A suspensão é rígida, até para lidar com o peso do veículo. Por isso, boa parte das irregularidades são transmitidas para os passageiros.

Acabamento
O interior do Leaf não é condizente com o de um carro que custa quase R$ 200 mil. Há revestimento em couro nos bancos e no apoio de braços nas portas, mas todos os painéis são em plástico rígido e não há qualquer glamour ou luxo. É um ponto fraco no modelo.

FICHA TÉCNICA

Nissan Leaf

Motor: Elétrico
Potência: 110 kW
Peso: 1.557 kg.
Porta-malas: 453 litros.
Lançamento no Brasil: 2019.
Produção: Oppama, Japão.

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