28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Motors

GSX-S 1000 tem inspiração na Katana

Motocicleta referência fez história e garantiu polêmicas nos anos 1980; experiência de condução promete impressionar

Por Auto Press

23 de junho de 2019, às 10h39

A base é da conhecida Suzuki GSX-S 1000 F, mas a roupa é cheia de referências à ancestral que fez história há quase 40 anos. Mas graças a algumas inovações, a Suzuki GSX-S 1000 Katana proporciona uma experiência de condução sem precedentes.

O motor “mil”, com quatro cilindros em linha, com 150 cv, é o usado nas esportivas GSX-S 1000 Z e F, que são vendidas no Brasil por pouco mais de R$ 50 mil. Do propulsor, manteve uma certa violência, mas agregou elementos para torná-lo mais moderno e mais afável a velocidades médias e baixas, mais adequada para o uso no dia a dia de condução.

Foto: Divulgação
Base mecânica passou por um trabalho de refinamento em relação ao último modelo da motocicleta

A família GSX, inclusive, vinha se caracterizando por seguir um conceito “alemão”, no sentido da construção Sport Tourer. São motos confortáveis, sem posição sacrificada e com performances que as tornam perfeitas tanto para viajar quanto para pista. A nova Katana exibe um visual que inevitavelmente vai atrair mais olhares que os outros membros do line up. A Suzuki GSX-S 1000 evoca de forma bem-sucedida uma importante página do passado da casa de Hamamatsu com a versão moderna da mítica motocicleta Katana.

A Katana original, de 1980, se referia a uma GSX-1100 S, modelo que surpreendeu com um visual inédito, caracterizado pela carenagem para proteger o piloto, e que acabaria por se firmar como a moto esportiva moderna.

O design desta primeira Katana foi obra do alemão Hans Muth, oriundo da BMW. Já a atual foi traçada pelo italiano Rodolfo Frascoli, responsável por alguns modelos do Grupo Piaggio, como os da Moto Guzzi, e também da Triumph. Desta vez, a tarefa era referenciar um modelo tão histórico quanto polêmico ‑ a primeira Katana foi uma forte provocação, amada e odiada.

Hoje Katana é muito mais apreciada, inclusive porque modelos inspirados no passado já bem muito bem aceitos. Ainda mais pelo resultado muito equilibrado, que conseguiu conciliar as linhas afiadas, a carenagem com farol retangular, em led. A característica rabeta longa, usada na antiga Katana, deu lugar a uma mais moderna e compacto.

Uma vítima do novo design foi a capacidade do tanque de combustível, que caiu de 17 para 12 litros. Já o guidão, mais alto e largo, e o assento, 15 mm mais alto, dão uma posição de pilotagem sem precedentes e muito confortável.

A Katana não é trivialmente um GSX-S com uma nova roupagem. A base mecânica até une os modelos, mas a nova moto passou por um trabalho de refinamento que a torna substancialmente melhor. Além da melhor posição de condução, o modelo perdeu um pouco a rispidez nas reações ao acelerador. Ela agora é mais progressiva e fluida, por conta do novo comando.

Publicidade