Fabricantes de automóveis evitam arriscar no mercado

Fabricantes tentam consolidar suas vendas em 2018 através de segmentos de maior volume, como o de SUVs e o de sedãs compactos


Quando o momento é de incertezas, o melhor é não arriscar muito. Por isso, com o cenário político e econômico do Brasil apresentando tanta instabilidade em 2018, as fabricantes de automóveis preferiram voltar as atenções para os segmentos mais promissores e de maior volume. É o caso dos SUVs, sempre em alta mesmo em tempos de crise, e também dos sedãs compactos, que apresentou bons lançamentos no decorrer do ano.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), o acumulado de veículos SUVs emplacados neste ano teve 2,28% de aumento em relação a 2017. No caso dos sedãs compactos, o crescimento foi de 2,11%. Esses segmentos, juntamente com o de hatchs compactos, foram os únicos que apresentaram saldo positivo e contribuíram para o aumento de 14,1% do volume de novos carros vendidos no país em relação a 2017.

Grande parte do crescimento dos sedãs compactos se deu pelo incremento de sofisticação dos modelos. Volkswagen Virtus e Toyota Yaris, que aparecem entre os cinco mais vendidos, são bons representantes desse caso. O modelo da marca alemã é feito sobre a moderna plataforma MQB A0 e parte dos R$ 59.990, enquanto o japonês chegou por aqui no início do ano em sua terceira geração partindo de R$ 63.990. Tem ainda o Fiat Cronos, derivado do hatch Argo, custando a partir de R$ 56.990.

Em 2018, os utilitários seguiram mantendo a mesma confiança de sempre para o mercado automotivo. Jeep Compass, Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade figuram o ranking dos mais vendidos no ano. Todo esse sucesso embalou outras fabricantes a lançarem novidades nesse segmento para tentar abocanhar alguma fatia nas vendas, como, por exemplo, a Caoa Chery com o Tiggo 2 e o Tiggo 5X e a Citroën com o C4 Cactus.

Foto: Divulgação
Volvo XC40

A BMW apresentou ainda as novas X3 e X4, que passam a sair da fábrica no Brasil em 2019. Quem também passa a ser produzido no Brasil é o sedã Mercedes-Benz C200, que tem um sistema auxiliar de potência híbrido.

Importados

Houve ainda muitas outras novidades entre importados em relação aos SUVs. A lista de modelos renovados é grande: Volkswagen Tiguan Allspace, a Jaguar E-Pace, JAC T50, Porsche Cayenne, Volvo XC40, Honda CR-V e Peugeot 5008, entre outros.

Entre esportivos, a Audi trouxe no início do ano o novo TT RS, a Honda mostrou o Civic Si de 10ª geração e a Ford fez enorme sucesso ao trazer oficialmente o Mustang.

Foto: Divulgação
BMW X3

Principais lançamentos de 2018

Audi TT RS
O Audi TT RS 2.5 Turbo chegou ao Brasil em fevereiro pelo preço de R$ 424.990. É o modelo mais potente da história do cupê esportivo, apresentado no Salão de Pequim de 2016.

BMW X3
O novo BMW X3 mede 4,72 metros de comprimento, 2,86 m de distância entre-eixos, 1,89 m de altura e 1,68 m de largura. Tem 450 litros de capacidade no porta-malas e pode receber motor de quatro cilindros em linha 2.0 litros de 252 cv de potência.

BMW X4
A BMW começou a vender no Brasil a segunda geração do X4 oficialmente a partir do Salão de São Paulo desse ano. Inicialmente, o modelo vem produzido dos Estados Unidos, mas depois será substituído pelo modelo produzido na fábrica de Araquari.

Cherry Tiggo 5X
O modelo é equipado com motor 1.5 turbo de 150 cv e tem versões com preços que partem dos R$ 86.990 e chegam aos R$ 96.990. São 4,33 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos e porta-malas de 340 litros de capacidade, que pode chegar aos 1.100 litros caso os bancos traseiros sejam rebatidos.

Citroën C4 Cactus
Produzido na fábrica do grupo PSA em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, o modelo é construído sobre a plataforma da nova geração do C3 – já disponível na Europa.

Fiat Cronos
Versão sedã do Argo, o Cronos estreia a plataforma a MP-S (Modular Platform Sedan), desenvolvida para ele. O visual tem muitos pontos em comum com o hatch, mas com elementos que conferem identidade própria ao sedã.

Ford Mustang
Com seus 54 anos de história, o Mustang chegou ao Brasil oficialmente pela primeira vez em versão única, a GT Premium, custando R$ 299.900. Sob o capô, a alegria é garantida pelo motor V8 de 5.0 litros.

Honda Civic Si
Trazido do Canadá desde abril desse ano, o Civic Si é vendido em versão única a R$ 162.900. Ele tem novo motor turbo 1.5. Com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote e quatro cilindros, ele trabalha em conjunto com transmissão manual de seis velocidades.

Honda CR-V
A quinta geração do utilitário da marca japonesa chegou ao Brasil em versão única – e de topo. O CR-V Touring sai por R$ 179.900 e vem importado dos Estados Unidos, onde é montado sobre a mesma plataforma de Accord e Civic.

JAC T50
Versão aprimorada do T5, o utilitário compacto é vendido em duas versões e parte de R$ 82.990, chegando aos R$ 86.990 na versão de topo. O motor é mais forte do que o antigo T5: um 1.6 de 138 cv, acoplado a um câmbio automático CVT.

Jaguar E-Pace
Menor SUV da marca, o E-Pace tem preços que partem dos R$ 195.400 e chegam aos R$ 278.080. O motor é um 2.0 turbo da família Ingenium, que pode ter duas potências: 250 cv e 300 cv, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração integral.

Mercedes C200
O novo C200 recebeu o motor 1.5 litro da nova família EQ Boost, que utiliza um sistema considerado Mild Hybrid, ou híbrido suave. O antigo alternador foi substituído por um que, além de gerar energia, se converte em motor auxiliar e em motor de arranque, dependendo da exigência.

Peugeot 5008
O utilitário da Peugeot é fabricado na França, com capacidade para carregar até 7 ocupantes. Ele tem duas versões, a Griffe, que sai por R$ 157.490, e a Griffe Pack, por R$ 166.490. A plataforma é a EMP2 e a lista de equipamentos é bem recheada.

Porsche Cayenne
O SUV de luxo desembarcou no Brasil em sua terceira geração. Os preços partem dos R$ 423 mil em versões que incorporam um motor turbo V6 de 3 litros, 340 cv de potência e um torque de 45 kgfm, e um 2.9 V6 biturbo, com 440 cv e 56 kgfm. A dirigibilidade é otimizada pelo Porsche 4D Chassis Control, que altera o comportamento da suspensão em tempo real.

Toyota Yaris
Disponível também na versão hatch, o Yaris sedã tem motor 1.5 com 110 cv e 14,9 kgfm de torque (o mesmo do Etios, mas com algumas melhorias). Ele fica posicionado entre o Etios e Corolla e tem 4,42 metros de comprimento (sedã), 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. São 473 litros de volume no bagageiro e 45 litros no tanque de combustível.

Volkswagen Virtus
O três-volumes tem entre-eixos cerca de 5 cm mais longo que o do Polo, do qual é derivado. O sedã Virtus tem duas opções de motor: o 1.6 MSI de quatro cilindros, 117 cv e 16,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas, e 1.0 turbo de três cilindros, 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

Volvo XC40
Trata-se do menor SUV da marca sueca. Foi lançado por R$ 169.950 na versão de entrada T4, enquanto as outras T5 Momentum e T5 R-Design têm preços de R$ 194.950 e R$ 214.950, respectivamente. O XC40 é o primeiro carro a ser feito na plataforma CMA, desenvolvida em parceria com a Geely.

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