Espace se mantém fiel ao conceito de minivan

Marca francesa oferece um tipo de carro que está ficando raro no mercado: as minivans; confira a galeria de fotos do veículo


As minivans estão cada vez mais raras no cenário automotivo mundial. Esses modelos perderam espaço para os SUVs e crossovers, apesar de terem características bem específicas, ao atenderem necessidades tanto familiares quanto para curtas viagens de executivos.

Por isso mesmo, fizeram sucesso a partir da década de 1980, quando tiveram como precursoras a Renault Espace e a Dodge Caravan, ambas lançadas na linha 1984. Hoje, apesar da baixa procura, o modelo ainda resiste: a Renault está na quinta geração da Espace na Europa, com muito luxo, conforto e linhas futuristas, como sempre foi característica do modelo.

O espaço da Renault Espace é seu maior atributo. Nesta quinta geração, lançada em 2015, o carro mede 4,86 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura. Tudo muito bem distribuído para acomodar com conforto até sete passageiros.

O bagageiro oferece 660 litros de capacidade, que pode chegar aos 2 mil litros caso os assentos sejam rebatidos. Além disso, o visual também é um ponto forte: Laurens Van Den Acker, chefe de design da Renault, conseguiu deixar a Espace com linhas bem harmoniosas.

Foto: Divulgação
Renault Espace

A frente tem grupos óticos em faróis em full led e grade robusta em cromado e geometrias sofisticadas. O charme é completado pelo teto solar panorâmico que, juntamente com o para-brisa, é capaz de proporcionar boa luminosidade para o interior.

Motor

Sob o capô, há duas opções de motor. Uma é o 1.6 turbodiesel de 160 cv acoplado a uma caixa automática de dupla embreagem e seis velocidades. Outra, um 1.8 turbo a gasolina, de 225 cv.

Foto: Divulgação
Renault Espace

Ambos fazem um bom trabalho, mas não tornam a Espace um carro esporte: arrancadas, subidas e estradas montanhosas podem ser percorridas tranquilamente, mas sem pressa. Quanto ao consumo, o carro se comporta bem, sendo capaz de percorrer mais de 10 km/l.

Na Europa, a Renault Espace tem preços que partem dos 41.300 euros (R$ 183.785) para a versão de entrada com motor 1.6 diesel e chegam aos 49 mil euros (R$ 218 mil) para a verão de topo com motor 1.8 turbo a gasolina de 225 cv. Os preços não são muito populares, mas valem pela experiência tão sofisticada quanto a de um sedã premium, por exemplo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora