Citroën C4 Cactus chega ao Brasil ainda neste ano

Carro foi mostrado pela primeira vez à imprensa na última semana


Foto: Divulgação
Lançado em 2014 na Europa, o Citroën C4 Cactus passou por uma reestilização recente que renovou a estética do carro

O Grupo PSA vem se movimentando para conseguir no Brasil o mesmo bom desempenho que vem obtendo em outros mercados. Reposicionou a Citroën e a Peugeot no mercado nacional, enxugou sua oferta de veículos e, agora, já com uma estratégia mais bem definida, começou a mostrar novidades. A Citroën, por exemplo, trouxe para o Brasil o furgão Jumpy e a recente reestilização do sedã médio C4 Lounge e já anuncia em seu site um novo SUV, o C4 Cactus.

O modelo, que tem previsão de chegada ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano, é construído sobre a plataforma da nova geração do C3 – já disponível na Europa – e receberá por aqui a mesma motorização 1.6 THP dos modelos topo de linha do grupo PSA no Brasil. Mas, ao contrário de outros compactos da PSA, no Cactus este propulsor vai trabalhar com um câmbio automático de seis marchas.

Fruto de um projeto global, o C4 Cactus vendido no Brasil será nacional, produzido na fábrica do grupo, localizada em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. O visual é o mesmo visto na Europa, com poucas diferenças. Porém, algumas alterações mecânicas serão realizadas para adaptar o carro à realidade das vias da América Latina – o que significa uma motorização diferente e também sistema de suspensão mais robusto para encarar a buraqueira típica do Brasil e outros países da região.

Curiosidades
No modelo disponível na Europa, o porta-luvas abre para cima, ampliando o espaço para as pernas do passageiro dianteiro. Por conta disso, o airbag frontal direito sai do teto. Esse é outro detalhe que pode ser mudado na versão nacional, que usaria porta-luvas e airbag convencionais.

A central multimídia tem tela de sete polegadas sensível ao toque e agrega funções de navegação, câmara de ré e controle de climatização. O entre-eixos é de 2,59 metros, 5 cm maior que o do Aircross. O comprimento é de 4,17 m, com 1,71 m de largura é de 1,71 m e a altura, de 1,60 m – por aqui, tende a ganhar um ou dois centímetros para enfrentar a realidade brasileira.

Para o Brasil, o motor 1.6 THP de 173 cv máximos com etanol e caixa automática de seis velocidades, o mesmo conjunto utilizado no sedã C4 Lounge, o colocará como um dos mais potentes do segmento no mercado brasileiro – perderia apenas do Ford EcoSport, 2.0, que tem 175 cv. Nas configurações mais baratas, o motor será 1.6 16V aspirado de 118 cv, também com câmbio automático de seis marchas. A ideia é que o modelo ganhe bastante espaço na exportação para outros países da América Latina.

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