Chevrolet Equinox: conforto em família

Combinação de segurança e tecnologia é um dos principais destaques do gigante que tenta conquistar sem esquecer da dirigibilidade


Presente no mercado brasileiro desde outubro de 2017, o Chevrolet Equinox é um carro para a família. A definição partiu de Rodrigo Afonso, gerente comercial da concessionária Automec, em Americana. Segundo ele, o carro agrega segurança e tecnologia, características que contribuem para a comodidade tanto do motorista e como dos passageiros.

O modelo possui, por exemplo, sensores que identificam veículos à frente. Se eles detectarem risco de batida, o motorista é alertado por sinais sonoro e visual no para-brisas. Por outro lado, quando o carro está numa velocidade de até 80 km/h, o sistema aciona automaticamente os freios. Isso também acontece no caso de possível colisão contra pedestre.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Equinox

Na eminência de qualquer acidente, além dessas funcionalidades, o banco do motorista também vibra. O veículo ainda promove correção automática de faixa e tem câmera de ré, assim como sensores que avisam o condutor quando há a aproximação de pedestres e automóveis nos pontos cegos.

“Tem esse sensor que vibra o banco dependendo do ângulo que está a manobra. Se ele não tiver tendo o ponto cego da ré dele e tiver uma criança ou um cone, alguma coisa, ele tem uma vibração no banco. É muito importante isso na parte de tecnologia de segurança do carro”, afirmou Afonso.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Equinox

De acordo ele, o tamanho do pneu, que é aro 19 na versão top de linha, também impacta na segurança dos usuários. “Isso é um diferencial para a estabilidade do carro. É um carro família mesmo”, comentou.

O gerente ainda aponta que, por meio do sistema MyLink, o motorista pode acessar aplicativos de celular pelo carro e, inclusive, ler mensagens no visor. “Ele projeta o Whatsapp na tela. Você pode responder automaticamente também pelo controle de som”, destacou.

No Equinox, também existe a tecnologia OnStar, que consiste, basicamente, numa central de atendimento. Durante 24 horas por dia, o condutor pode tirar dúvidas, pedir socorro e até fazer reserva em restaurantes e hotéis, tudo por meio desse serviço. Esses benefícios são gratuitos por seis meses a partir da compra do veículo.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Equinox

O Equinox conta com duas versões: a de entrada, LT, e a top de linha, Premier. Na melhor delas, há teto solar panorâmico. Ambas têm motor 2.0 turbo e aceitam apenas gasolina, com consumo médio de 9,1 km/l na cidade e 11.2 km/l na estrada.

“A GM decidiu trazer pelo mercado de SUV que vem crescendo muito no Brasil. Não é um carro de grande volume [de vendas] nosso, até pelo preço dele. Mas é um carro que vem se enquadrando perante os concorrentes”, declarou Afonso.

SUV tem desempenho que impressiona

Por tratar-se de um SUV, o Chevrolet Equinox tem uma potência que impressiona. Num veículo de passeio, segurança é, sem dúvidas, o principal atributo, principalmente quando falamos de um carro “de família”. Mas, para quem também gosta de velocidade, esse modelo se torna ainda mais atrativo.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Equinox

Pude testar a aceleração do Equinox na última quinta-feira, durante um test drive, e fui surpreendido pelo tempo de resposta. Na Anhanguera (SP-330), quando me toquei, logo após ter entrado na rodovia, eu já beirava o limite da velocidade. Se não houvesse o medidor, eu pensaria que estava a uns 70 km/h, e olha lá.

Isso porque, além da potência, o carro ainda tem uma estabilidade que minimiza os impactos e, consequentemente, a sensação de aumento de velocidade. A troca de marchas, por ser praticamente imperceptível, também colabora para essa impressão.

Segundo a Chevrolet, o Equinox leva somente 7,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Na arrancada de 80 km/h a 120 km/h, bastam somente 5,5 segundos. São números que se destacam na comparação com outros automóveis da categoria.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Equinox

Dentro da cidade, o modelo também possui uma sutileza que agrada, com freadas suaves e boa aderência em ruas esburacadas. Vale ainda ressaltar a amplitude do espelho do retrovisor, que facilita a visão do motorista, e o conforto interno, com direito a um apoio de braço que ajuda a relaxar nos sinaleiros.

Superficialmente falando, segurança e velocidade, realmente, não combinam. Mas esse não é o caso do Equinox, que consegue agregar, com primor, essas duas características.

PREÇOS
LT R$ 144.490
Premier R$ 165.690

PREMIER
Motor 2.0 turbo, 16 válvulas
Velocidade máxima 210 km/h
Potência máxima 262 cv a 5.500 rpm
Transmissão automática de 9 marchas
Pneu 235/50cm, aro 19
Porta-malas 468 l
Tanque de combustível 59 l

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora