Audi Q8 traz requinte e desempenho

Modelo apresentado na última semana no Chile chega ao Brasil em 2019, segundo montadora


O SUV cupê Q8 é um dos projetos recentes mais ambiciosos da Audi. Principalmente pela principal característica que o diferencia dos principais rivais e até dos parceiros de plataforma: o alto nível de tecnologia. Além disso, dentro da própria marca alemã, há grandes mudanças no design, tanto por dentro como por fora.

Um sinal de que a fabricante já está se propondo a rever alguns detalhes de sua identidade visual. Sua estreia acontecerá na Alemanha e em outros países europeus no terceiro trimestre deste ano. Para o Brasil, o Q8 é estrela garantida da marca no Salão de São Paulo, com vendas previstas para começarem no ano que vem. México, sua chegada está prevista para outubro próximo, então você tem alguns meses para salvar.

Foto: Divulgação
Audi Q8

O SUV é montado sobre a plataforma MLB, que serve de base também para o Q7 e alguns outros modelos do grupo Volkswagen, incluindo o Volkswagen Touareg, o Porsche Cayenne, o Bentley Bentayga e o Lamborghini Urus. E foi projetado para bater de frente com os conterrâneos alemães BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé, além de outros modelos com características mais esportivas, como o Jaguar F-Pace.

Estilo

O design traz linhas sólidas e alguns vincos que passam uma imagem robusta e, ao mesmo tempo, limpa. Na frente, a nova grade inteiriça, ou singleframe, muito mais proeminente e em formato octogonal, torna-se a grande protagonista do desenho e domina a dianteira. Nos faróis, os projetores principais ficam abaixo das luzes diurnas em led, em forma de “L”. E por baixo da grade há duas grandes entradas de ar, que nos modelos a diesel são apenas estéticas.

Mauricio Monteiro dos Santos, designer de interiores da Audi e do projeto Q8, garante que houve uma preocupação grande em fazer com que o interior do modelo correspondesse ao seu exterior. Daí veio o layout completamente horizontal, que marca a largura do SUV. Um grande console em acabamento preto brilhante ajuda a camuflar uma das duas telas do sistema multimídia, com 10,1 polegadas, enquanto a segunda, de 8,6 polegadas, aparece abaixo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora