19 de abril de 2024 Atualizado 09:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

349 cv

Audi A6 Allroad Quattro: além da poeria

Nova geração se mostra uma boa alternativa para a ditadura dos utilitários esportivos; modelo entrega 349 cv na motorização de topo

Por Alessio Sanavio / Infomotori.com

28 de dezembro de 2019, às 07h56 • Última atualização em 28 de dezembro de 2019, às 09h25

Não é difícil definir o novo Audi A6 Allroad Quattro. Trata-se carro com muitas habilidades, uma vez que é extremamente versátil e está pronto para tudo. Ele se mostra apto tanto para longas viagens no asfalto quanto para situações em que tem de “sujar as mãos”, graças a uma altura do solo que pode chegar a 18,4 cm.

Foto: Divulgação
Audi A6 Allroad Quattro

O crossover da marca das argolas dispõe de motores potentes e, como são todos híbridos, não enfrentam qualquer restrição para frequentar os centros urbanos. O Allroad é uma solução alternativa para a ditadura dos SUVs, uma vez que é capaz de cobrir basicamente qualquer tipo de necessidade.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Do ponto de vista estético, esta quarta geração – a primeira é 1999 – não difere muito do passado. De alguma forma, manteve o mesmo estilo, fazendo apenas uma reinterpretação da carroceria com um tom mais contemporâneo. Sóbrio, elegante, austero, solene, robusto, imponente, clássico e moderno ao mesmo tempo: há muitos adjetivos que se aplicam a este novo Audi A6 Allroad Quattro.

Foto: Divulgação
Audi A6 Allroad Quattro

Entre os elementos que o caracterizam está a grande grade “single frame”, muito semelhante à encontrada no SUV Q8, e os esquis em alumínio na frente, na traseira e ainda nas saias laterais.
Dada a sua predisposição para lidar com qualquer tipo de terreno, os arcos das rodas e as saias laterais recebem protetores em plásticos, para fazer um escudo contra pedras. A novidade é representada pelos aros das rodas, que começam de 18 e podem alcançar até 21 polegadas.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Sob o capô, o modelo dispõe na Europa somente de três motorizações diesel de 3.0 litros V6, com 231 cv, 286 cv e 349 cv todos híbridos suaves, gerenciados por um câmbio automático de oito velocidades aptos para emissões do nível Euro 6D. Em termos de performance, são bem convincentes. O zero a 100 km/h é cumprido, respectivamente, em 6,7 segundos, 5,9 s e 5,2 s, com uma máxima limitada a 250 km/h.

Foto: Divulgação
Audi A6 Allroad Quattro

Nos Estados Unidos, ao contrário, o A6 Allroad Quattro dispõem somente de um motor TFSI V6 3.0 a gasolina, sem sistema híbrido, que rende 335 cv. Ele é gerenciado por um câmbio de dupla embreagem S-Tronic de sete velocidades e é capaz de cumprir o zero a 100 km/h em 5,1 segundos e tem máxima limitada a 210 km/h.

No sistema híbrido usado na Europa, embora seja um “híbrido suave”, é bastante eficiente para a economia de combustível. A principal contribuição é mesmo apoiar o sistema Start/Stop, que permite que o motor seja desligado automaticamente abaixo de 22 km/h, quando o motorista alivia o acelerador. O sistema permite estender esta condição por até 40 segundos, usando energia elétrica de bateria. Essa solução pode economizar 4% de combustível.

Foto: Divulgação
Audi A6 Allroad Quattro

TECNOLOGIA

Quanto ao interior, há uma busca objetiva pela segurança e o conforto com um uso abundante da tecnologia. A cena é dominada por dois grandes monitores, um de 8,6 polegadas e outro de 10,1 polegadas, além do novo Cockpit Virtual de 12,3 polegadas, que é opcional mesmo nas versões de topo.

O espaço interno é bastante generoso, situação que se repete em relação à capacidade de carga. O crossover é capaz de acomodar 565 litros de carga, capacidade que pode ser ampliada para até 1.680 litros com o rebatimento do encosto traseiro, que é dividido em três partes, 40/20/40.

A capacidade de reboque de até 2.500 kg também é grande. O novo Audi A6 Allroad Quattro se mostra uma solução e é realmente interessante para todos aqueles que estão procurando algo mais do que um SUV sem graça.

Publicidade