Argo Trekking: para encarar os obstáculos

Novo hatch da Fiat pode enfrentar terra ou asfalto ao tentar agradar públicos diversos; confira a galeria de fotos do veículo


A nova versão do Fiat Argo, a Trekking, chegou a Americana na semana passada e busca competir com os compactos mais vendidos do Brasil. Com características de “adventure”, ele é uma opção para diferentes tipos de pessoas, segundo Mauro Miranda, consultor de vendas da Fiat Tempo. O lançamento, na cor branca, foi testado pelo LIBERAL nesta quinta-feira.

“Essa versão foi feita para atender vários públicos”, diz Miranda. O profissional aponta que o carro consegue superar os obstáculos da terra e, ao mesmo tempo, oferece conforto aos usuários no asfalto.
Ele cita, por exemplo, a distância do veículo para o solo, que atinge 21 centímetros.

Segundo Miranda, essa altura ajuda o automóvel a viajar em estradas de terra, que é o principal objetivo do automóvel.

“É um pouco mais alto do que os veículos da categoria, que é o compacto. Então acaba se tornando muito bom na estrada de terra”, afirma. A Trekking é a única versão do Argo que possui pneus Pirelli Scorpion. Eles possuem um desenho diferente do normal e também se destacam pela altura, com um total de 60 centímetros.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (15)
Fiat Argo Trekking

O veículo também se diferencia pelos detalhes no design. “Ele é o único da categoria que vem com teto já de série bicolor, na cor preta. Isso dá um design bem atraente”, comenta. Além disso, há um adesivo preto no capô, que dá um ar esportivo para o Argo Trekking.

O carro tem, inclusive, luz diurna, que auxilia o motorista durante o dia. Ao comprar o automóvel, o usuário pode personalizá-lo com a instalação de um suporte para bicicleta e de barras transversais no teto, que servem para carregamento de bagagem.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (8)
Fiat Argo Trekking

O veículo ainda desfruta de uma central multimídia, que possibilita o espelhamento do celular na tela do Argo Trekking. O sistema comporta tanto o Apple Car Play como o Android Auto. Quanto ao consumo, na cidade o Argo Trekking percorre 8,5 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina. Na estrada, o gasto do veículo passa a ser de 9,6 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina.

O Argo conta com outras oito versões: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8, HGT 1.8, Precision 1.8 AT e HGT 1.8 AT.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (12)
Fiat Argo Trekking

Ficha Técnica

Fiat Argo Trekkiing

Motor: 1.3 l, 8 válvulas
Potência máxima: 109 cv a 6.250 rpm
Torque máximo: 14,2 kgf.m a 3.500 rpm
Transmissão: manual de 5 velocidades
pneus: 205/60 cm, aro 15
Porta-malas: 300 litros
tanque: 48 litros
preço: A partir de R$ 58.990

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (4)
Fiat Argo Trekking

Ponto a Ponto

Dirigibilidade

A novidade da Fiat realmente oferece conforto ao motorista. No test drive, a reportagem do LIBERAL circulou por ruas esburacadas de Americana e não teve problema algum. Pelo contrário. A impressão é de que não havia buraco. O câmbio e o volante, pela sensação de maciez na condução, também contribuem para o bem-estar do motorista. Destaque ainda para a estabilidade do automóvel, que gera uma sensação de segurança. O desempenho do motor 1.3 l, por outro lado, deixa a desejar nas respostas.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (25)
Fiat Argo Trekking

Design

Nesse quesito, a versão se diferencia, e muito, das demais e chama atenção pelo estilo “adventure”. O teto, por exemplo, é preto e contrasta com a cor do carro. Além disso, há uma pintura preta no capô, no formato retangular, o que dá um ar de esportividade ao veículo. O exterior ainda traz molduras protetoras nas caixas de roda, laterais e sob os para-choques, aerofólio traseiro e carcaça dos espelhos em preto. Escurecido, o interior do Argo Trekking possui bancos com tecido especial e costura laranja.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (5)
Fiat Argo Trekking

Tecnologia

A Central Multimídia Uconnect proporciona praticidade. A tecnologia possibilita o emparelhamento de smartphones na tela e comporta tanto o Apple Car Play como o Android Auto. Por meio do sistema, o usuário pode acessar mensagens do celular, fazer e receber ligações via Bluetooth e ouvir músicas que estão disponíveis no aparelho. É possível controlar tudo isso pelos comandos do volante. De série, o carro traz alarme, ar-condicionado, controle remoto na chave e direção elétrica, entre outros destaques.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (22)
Fiat Argo Trekking

Versatilidade

Qualquer carro de passeio precisa atender às necessidades do motorista no asfalto, e o Argo Trekking faz isso com louvor. Mas, além disso, o lançamento da Fiat possui características que o fazem manter a eficiência também em estradas de terra. O veículo se destaca pela altura do solo, o que colabora para o desempenho nesse tipo de pista. O pneu, exclusivo para essa versão, também ajuda nesse quesito. Recursos como controle de estabilidade e tração não estão disponíveis nem como opcionais.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!