Mister Saúde Ambiental: estabelecer metas é a chave do sucesso

Para José Renato de Andrade, da Mister Saúde Ambiental, o empresário de sucesso deve ser dedicado, ter capacidade técnica e foco nos objetivos


São várias as receitas para alcançar o sucesso e cada empreendedor gosta de seguir sua própria cartilha. Para o engenheiro químico José Renato de Andrade, diretor da Mister Saúde Ambiental (antiga Líder), empresa que atua em Americana há mais de 15 anos, duas características são primordiais para quem quer começar seu próprio negócio da maneira correta: dedicação ao trabalho e foco para atingir as metas e objetivos estabelecidos.

“O jovem empreendedor precisa ter sempre um objetivo, seja de longo, médio ou curto prazo, e seguir passo a passo, buscando aquilo que ele almeja”, disse o empresário. “Mas para estabelecer um objetivo, antes é necessário saber o que o empreendedor quer para o seu futuro. Se ele não souber o que quer, não saberá onde quer chegar ou o que fará para chegar até esse patamar”, ressalta o engenheiro.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
A Mister Saúde Ambiental se prepara para chegar a um novo patamar

O diretor também aponta a capacidade técnica do negócio como um ponto que precisa ser o foco permanente de atenção por parte dos empresários. “Para buscar atender mais clientes, a capacidade técnica da empresa é muito importante. Não adianta você falar, mas não conseguir fazer. A partir do momento em que você prometer, você precisa cumprir. Particularmente, essa foi a nossa chave de sucesso nesses anos”, comentou Andrade.

A Mister Saúde Ambiental se prepara para chegar a um novo patamar: expandir o negócio para outros municípios por meio de um sistema de franquias. “Essa, aliás, é a nossa forma de encarar a crise: com trabalho e investimento. Acredito que, no momento de crise, é a hora perfeita de você investir e crescer”, explica José Renato de Andrade.

Especialista em serviços como controle de pragas (realizando desinsetização, desratização e descupinização) e manejo (controle de animais e insetos sem a eliminação dos mesmos), além da limpeza de caixas e reservatórios, a Mister Saúde Ambiental atende, hoje, cerca de três mil clientes, entre indústrias, comércios, residências, restaurantes, apartamentos, entre outros estabelecimentos de toda a RPT (Região do Polo Têxtil).

A empresa nasceu do sonho de Andrade de abrir o próprio negócio. “Eu era assalariado, mas sempre quis abrir minha empresa. Comecei aqui em Americana e logo percebi que o passo deveria ser do tamanho da minha perna e que sem muito trabalho e dedicação não chegaria muito longe. Então, aos poucos, a empresa foi crescendo para atender da melhor maneira possível o mercado. Hoje, com a ISO 9001 somos referência nacional dentro desse segmento”, afirma o empresário.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
“Para estabelecer um objetivo, antes é necessário saber o que o empreendedor quer para o seu futuro”, disse José Renato de Andrade, diretor da Mister Saúde Ambiental

O caminho do sucesso…

José Renato de Andrade, diretor da Mister Saúde Ambiental, resumiu quais são os quatro principais passos para que o empreendedor de primeira viagem não se renda aos percalços e alcance os objetivos traçados:

Dedicação. “Se dedicar ao seu negócio, muitas vezes, até abrindo mão de benefícios como férias, por exemplo, é o primeiro passo”, observa o engenheiro químico;

Informação. “Se manter informado sobre o que acontece no mercado é essencial. Para isso, é importante criar uma rede de negócios rica”, diz o empresário. Segundo ele, para implantar uma rede eficiente, o empreendedor precisa participar de associações comerciais, rodadas de negócios, exposições, feiras, entre outros eventos. “Você precisa ser visto e lembrado”;

Atendimento. De acordo com Andrade, promessas não cumpridas são um dos fatores que podem fazer com que a empresa naufrague no mar agitado da concorrência. “Se eu digo que vou te atender em 48 horas, eu tenho que te atender em 48 horas. Um atendimento mal realizado pode acabar com qualquer negócio”;

Bom serviço. Não basta apenas realizar um bom atendimento: é necessário também apresentar um bom trabalho. “Aprendi uma frase que sempre carrego comigo: ‘ Prestar, serviço, todo mundo presta. Prestar serviço que presta, poucos prestam. Portanto, preste serviço que presta’”, encerrou o empresário.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!