Meditação é alternativa para manter a calma para o Enem e vestibulares

Prática pode ajudar nessa época pois, dentre outras coisas, ajuda a cultivar a atenção, fazendo bem para a mente e para o corpo


Foto: Pixabay - CC
Idealizadora relata que a meditação pode começar com algo tão simples quanto parar e prestar atenção na respiraçã

O final do ano conta com calendário extenso de vestibulares, deixando os jovens ansiosos e estressados. Medo pelo resultado futuro pode causar ansiedade no presente e acabar atrapalhando o vestibulando a conseguir o resultado pretendido. Falta de planejamento nos estudos e deixar de dormir para estudar é um erro frequente entre os jovens. A meditação pode ajudar nessa época pois, dentre outras coisas, ajuda a cultivar a atenção, fazendo bem para a mente e para o corpo.

Mindfulness ou “atenção plena” é uma potencialidade humana, esta capacidade de estar consciente do que está acontecendo internamente e externamente. “A meditação melhora a habilidade de estarmos presentes e atentos, fortalecendo também nosso equilíbrio emocional, o que nos ajuda, sempre e, em especial, nos momentos estressantes” conta Daniela Degani, idealizadora da MindKids, projeto que tem como missão levar a prática da meditação para o ambiente escolar.

Segundo estudo da Universidade de Harvard, realizado em 2010, foi constatado que o ser humano passa cerca de 47% das horas que estão acordados pensando no futuro e em acontecimentos do passado, prejudicando a produtividade e aumentando os níveis de estresse do corpo. E com os jovens em época de prova não é diferente por conta do resultado incerto.

A idealizadora relata que a meditação pode começar com algo tão simples quanto parar e prestar atenção na respiração. “Deixe a coluna alinhada com ombros levemente para trás e com os pés apoiados no chão. Em seguida, preste atenção na respiração; os pensamentos mudarão e a concentração aumentará”, concluí.

A professora resume alguns dos benefícios trazidos pela meditação:

Melhora na atenção
Quem medita obtém melhora na atenção, o que também reflete em tarefas que exigem concentração, como a resolução de exercícios na escola ou de tarefas no dia a dia.

Equilíbrio emocional
A prática da meditação ajuda a diminuir a impulsividade favorecendo respostas pensadas.

Mais calma
A meditação também reduz o sentimento de estresse e ajuda a lidar com a ansiedade e desconfortos causados por situações sociais estressantes, ocorram elas no ambiente escolar ou familiar.

Sono
A prática pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e além de ajudar no descanso do corpo, a meditação ajuda na qualidade do sono, o que leva o estudante a absorver melhor o conteúdo estudado.

Com informações da assessoria de imprensa da MindKids.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora