Truques da maquiagem neon

Sinônimo de Verão, a make baseada em tons vibrantes é o maior hit da temporada, basta ter cuidado com os exageros


Foto: Adobestock
Maquiagem pode ser incorporada ao dia-a-dia, complementando os looks de trabalho, ou nas baladas

O Verão será mais colorido do que nunca. Se você gosta de maquiagem – e se não gosta, nunca é tarde para se aventurar –, já deve ter percebido que as cores neon extrapolaram o guarda-roupa, invadiram o mundo da beleza e agora dividem espaço com os tons nude e tradicionais, deixando o visual mais alegre, divertido e moderno.

Na opinião dos maquiadores Eduardo e Junior Boaventura, do Mix da Beleza, em Americana, essa moda tem a cara do Verão brasileiro e combina com o nosso clima tropical. Nas festas de final de ano, nas areias da praia em janeiro ou nas noites de carnaval em fevereiro. Não importa. O momento é das cores. Invista em pelo menos um item – se você é discreta aposte num lápis ou delineador –, e entre sem medo no mundo colorido da maquiagem neon.

Laranja, verde, pink, azul. Com brilho ou efeito matte. Nos olhos, boca ou tudo junto. Para a balada ou no dia-a-dia. Também não importa sua idade. Segundo Eduardo, o que determina se você vai ou não aderir à essa moda é a sua personalidade. “Tudo depende de como você se sente diante do mundo. Vivemos um momento de desconstrução dos conceitos. A mulher, não importa a idade, pode tudo”.

A cor da pele também não importa. De acordo com o profissional, as cores neon vão bem em todos os tons. Da ruiva à negra. Mas se você ainda não se sente segura para ter um amarelo ou verde neon cobrindo as pálpebras, comece devagar. Um delineado colorido é discreto e já te coloca nesse universo. Basta prestar atenção nas prateleiras com itens de maquiagem em qualquer loja do gênero para observar que as cores fortes estão em todos os potinhos, não importa o produto.

Há lápis de olho, máscara para cílios, delineadores e batons de várias marcas. Eles transbordam cor, provando que o neon chegou para valer no Brasil depois de fazer muito sucesso lá fora. E se você quiser ir além, o estilo invadiu também as unhas e cabelos.

Junior ressalta que os tons coloridos podem ser encontrados nos esmaltes, nas tranças afros, em mechas coloridas e apliques. Portanto, se quiser aderir à essa moda escolha o seu item preferido, renove a nécessaire e deixe a vida mais colorida desfilando cores por aí.

A maquiagem neon é democrática. Ela pode ser incorporada ao dia-a-dia, complementando os looks de trabalho, ou nas baladas, arrematando o visual para cair na noite. Segundo os maquiadores Josi de Paulo e Clenio Marcos, do Fernando Rosário Beauty Center, em Sumaré, na rotina diária a maquiagem neon pode ser adaptada a diferentes ambientes de trabalho.

“Se for um ambiente mais formal, a mulher pode fazer apenas o delineado colorido no olho e deixar a boca nude. Assim, ela estará discreta e ao mesmo tempo moderna”, diz Josi. Para a balada, ambiente onde o neon reina absoluto, dá para ousara ainda mais, sem distinção entre mulheres jovens ou mais maduras.

“É possível explorar bem as cores no olho, misturando mais de um tom. O acabamento também pode ser brilhante, que fica ainda lindo à noite. Para arrematar, fica a critério de cada uma a cor do batom. Se gostar, pode carregar também na boca para deixar o visual ainda mais interessante”, diz Clenio.

O maquiador Eduardo Boaventura explica que a diversidade de marcas e preços impera no mercado de maquiagens e hoje é possível encontrar produtos nacionais tão bons quanto marcas famosas estrangeiras. “Temos produtos com ótima fixação e com ótimos preços”, avisa.

Fique de olho nas dicas abaixo para acertar na hora de colorir a nécessaire:

• Entre várias opções de cores disponíveis, você pode optar por uma se não quiser correr o risco de comprar e depois não usar. Só depois, se realmente gostar, você pode investir em mais itens.

• Para começar, uma boa ideia pode ser optar por um produto multifuncional, aquele que pode ser usado como batom, sobra ou blush. Ele existe em diferentes versões. Pode ser em pó, líquidos e cremosos. Eles facilitam a vida no corre diário e ainda ocupam menos espaço na bolsa.

• De preferência a produtos hipoalergênicos. Existem marcas de cosméticos com itens nessa linha. São aqueles que oferecem riscos menores de causar alergia. Faça essa opção, principalmente se você já tiver histórico de alergia com cosméticos.

• Preste atenção na embalagem e prefira produtos de longa duração e, no caso das máscaras para cílios, por exemplo, à prova d’água.

• Mais uma regrinha importante que vale para todo tipo de maquiagem e não só a neon. Na hora da compra, nada de testar o produto na boca ou nos olhos. Se quiser conferir a cor do batom ou se o lápis desliza bem, por exemplo, aplique sempre na pele.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora