No Dia do Batom, faça um batom vegano caseiro

Receita simples ensina como é possível usar itens encontrados no mercado para fazer seu próprio batom


Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia do Batom, um item de moda e beleza que ficou popularmente conhecido e utilizado no século XVI, quando o padrão de beleza eram mulheres com rostos brancos e lábios vermelhos.

Foto: Divulgação
Batom vegano caseiro

Hoje, cinco séculos depois, o batom ainda é um acessório indispensável para algumas pessoas, seja para hidratar, colorir ou simplesmente levantar a auto estima. Atualmente, existem marcas que usam materiais pesados na composição dos batons, e outras, insetos! Sim, para quem não sabe, um dos tons mais populares de vermelho-rosa, é o Carmin, feito com Cochonilla, um inseto que se alimenta da umidade de cactos e plantas.

Para quem não quiser arriscar e saber exatamente a composição desse item de beleza, é possível fazer um batom vegano caseiro. A receita foi desenvolvida pelas autoras do Guia Completo da Beleza Feita em Casa (Editora Alaúde), Sunny Subramanian e Chrystle Fiedler:

Ingredientes

2 latinhas ou tubos para protetor labial
1 colher (chá) de manteiga de karité (veja o aviso abaixo) ou de manteiga de cacau ralada
1 colher (chá) de azeite de oliva, óleo de jojoba, de amêndoas doces ou de coco
3⁄4 de colher (chá) de cera de candelila
1 colher (chá) de mica em pó rosa ou vermelha
3 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo

1. Numa tigela ou copo medidor refratário de vidro, misture a manteiga de karité, o azeite de oliva e a cera de candelila. Leve ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para mexer a cada 10 segundos, até que os ingredientes derretam e fiquem completamente homogêneos. (O tempo total depende da potência do aparelho.)
2. Acrescente a mica em pó e o óleo essencial. Mexa para mesclar bem. Passe imediatamente para os tubinhos. Leve à geladeira por 30 minutos ou até que esfriem e endureçam por completo.
3. Aplique nos lábios quantas vezes quiser.
4. Mantenha em temperatura ambiente por até 6 meses. Atenção: Tem alergia a oleaginosas? Consulte o médico antes de usar manteiga de karité.

Dica

Se quiser, pode aumentar a quantidade de mica rosa ou vermelha até, no máximo, 1 colher (sopa) para obter uma cor mais intensa.

* Maíra Torres sob supervisão de Talita Bristotti

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora