Cuidados com a barba no inverno

A chegada das baixas temperaturas faz com que a barba fique mais exposta às intempéries do tempo; veja como mantê-la bonita e bem cuidada


A barba já se tornou um estilo adotado por muitos homens e é uma tendência que ganha cada vez mais força. No entanto, para ostentar uma barba bonita e estilosa, são necessários cuidados especiais – cuidados esses que tendem ser ainda mais importantes durante o inverno, em que os pelos acabam sofrendo a ação do tempo, como as baixas temperaturas e o vento.

“Os homens estão mais vaidosos e a barba ajuda a mostrar o estilo e a personalidade de cada um”, garante Vanda Beatriz de Oliveira, proprietária do Bunittas Espaço de Beleza, que conta com um ambiente especializado no cuidado da estética masculina.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Vanda Beatriz de Oliveira, proprietária do Bunittas Espaço de Beleza

No entanto, de acordo com a especialista, quem quer ter uma barba bonita – principalmente aquelas mais longas –, precisa saber cuidar dela. “Muitos homens querem ter barba só porque é moda, mas não querem separar um tempo para cuidar dela”. A falta de higienização e de cuidados podem gerar problemas como seborreia e até fungos.

Cuidados especiais

Assim como com os cabelos, a garantia de uma barba saudável e com ótima aparência exige cuidados regulares, que devem fazer parte da rotina. “O primeiro passo para uma barba bonita é a higienização”, aponta Vanda Beatriz de Oliveira. O mercado está repleto de produtos específicos como shampoos, que podem ser usados diariamente para fazer a limpeza dos fios.

Foto: Pixabay
Higienização e outros cuidados são fundamentais para sua barba

Um detalhe que muitos homens deixam passar despercebido e que podem afetar a saúde dos fios é a secagem. “Sempre recomendo que, depois da lavagem, é sempre bom secar a barba, seja com uma toalha ou mesmo com o secador de cabelo”, ressalta Vanda.

Em seguida, a hidratação vai garantir que ela mantenha seu brilho e maciez, além de criar uma camada protetora para os fios, ajudando a mantê-los desembaraçados e protegidos conta a ação do sol, vento e clima. “Você pode utilizar um pós-barba, uma pomada ou até mesmo um óleo para que ela fique hidratada, bonita e cheirosa”, assegura a especialista.

Estilos de barba

Alguns tipos de barba estão entre os “queridinhos” dos homens. Da “por fazer” ao estilo lenhador, elas ajudam a compor o visual do homem moderno. Confira algumas dicas de como manter cada um desses estilos sempre bonitos e charmosos:

Foto: Anastasiya Lobanovskaya - Pexels
Barba Lenhador

Lenhador: é aquela barba caracterizada pelo maior volume de pelos. Esse estilo pode ser mais urbano, demarcado e suave, ou rural, com um tom mais rústico e despretensioso. Ela deve ser aparada apenas na região das bochechas, deixando o restante crescer livremente até alcançar o tamanho desejado.

Foto: Austin J. Best - Pexels
Barba Espartano

Espartanos: é uma variação da barba lenhador, porém o volume se mantém mais próximo do rosto de forma mais marcada. As barbas mais cheias, como nos dois estilos, transmitem um ar mais sério ao homem. Por ser um estilo com corte preciso, o mais indicado é buscar um profissional especializado para realizar as manutenções.

Foto: Instituto Embelleze - Divulgação
Barba Sombreada

Sombreadas: também recebem o nome de barba “por fazer” e não dispensam atenção na hora dos cuidados. Esse estilo necessita de manutenções mais frequente em função do crescimento do pelo. Portanto, a dica está em aparar quando notar a necessidade.

Foto: Instituto Embelleze - Divulgação
Barba Degradê

Degradê: estilo moderno que vem ganhado bastante espaço nos últimos meses, o degradê é um pouco mais ousado e se caracteriza pelo efeito que tem início na região da costeleta e cresce gradativamente indo ao encontro da barba. Construído com a máquina ou navalha, esse estilo necessita de mãos firmes e extremo cuidado para não ocorrer nenhum erro.

Foto: The Baljinder - Pexels
Barba moustache

Moustache: um corte bem retrô, estilo que tem sido referência também para cabelos e roupas. O processo para a construção do moustache é bem simples: basta deixar a região do bigode crescer até os fios conseguirem formar o efeito. Para fixar as pontas no formato, aplique uma cera para barba e enrole até conquistar a aspecto desejado.

Fonte: Instituto Embelleza

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora