25 de abril de 2024 Atualizado 12:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em casa

Home office: Mantenha o foco e rotina produtiva

Adotado por muitas empresas durante o isolamento social, o trabalho remoto requer disciplina e muito comprometimento

Por Danilo Reenlsober

05 de abril de 2020, às 08h36 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 12h51

O isolamento social causado pelo novo coronavírus (Covid-19) mudou a maneira como muitos brasileiros trabalham. Com a quarentena adotada por governos municipais e estaduais a fim de evitar aglomerações, muitas pessoas precisaram adaptar a rotina para trabalhar de dentro da própria casa.

Modificar a rotina e adaptar o trabalho realizado na empresa ou no escritório para o próprio lar pode parecer complicado no início, mas com disciplina, calma e otimismo, é possível fazer com que suas tarefas profissionais rendam tanto quanto – ou até mais – na sua mesa do trabalho.

Foto: Andrea Piacquadio / Pexels
Mesmo estando em casa é importante estabelecer um canal para contato diário com sua equipe de trabalho

Algumas dicas simples podem ajudar a tornar o seu dia mais produtivo. A primeira delas, de acordo com os especialistas da Engaje Comunicação, é estipular o horário que você estará dedicado e disponível ao trabalho. Além disso, procure se concentrar apenas em suas tarefas profissionais durante este período. Se concentre e, se necessário, evite distrações como redes sociais e televisão, por exemplo.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Outra dica importante é adaptar um cômodo da casa para ser seu escritório particular por um tempo. Se não tiver espaço sobrando, escolha um local em que você fique longe de barulhos, intervenções de familiares e animais durante o horário que estipulou para trabalhar.

Seja claro e converse com seus familiares sobre suas necessidades durante o home office. Lembre sua família que, muitas vezes, você não estará disponível para alguma atividade, mesmo estando em casa. Seja claro e gentil, assim todos podem se empenhar em te ajudar, inclusive as crianças. Um bilhete, lembrando o seu horário de trabalho e pedindo por silêncio, pode ajudar.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Não se sobrecarregue durante o seu período de trabalho. Faça intervalos rápidos, de 10 minutos, entre o início do trabalho e o almoço, na parte da tarde. Coma alimentos saudáveis, tire um momento para relaxar e espairecer. Isso faz você recarregar as energias para aguentar a rotina de trabalho.

Não deixe de estabelecer um canal de contato corriqueiro com sua equipe de trabalho, como diretores, fornecedores e colegas. Os aplicativos de mensagens e chamadas, como o WhatsApp, são uma ótima opção. Lembre-se que trabalhar remotamente não é trabalhar sozinho.

Por fim, lembre-se também que trabalhar em casa pode te trazer muitos benefícios, como não precisar pegar ônibus, trens ou metrô lotados para chegar ao trabalho e evitar trânsito congestionado, além do tempo perdido em deslocamentos.

Como adaptar seu ambiente

Iluminação
Uma boa iluminação é fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e agradável, que estimule atenção e concentração nas atividades. Além disso, dê preferência à iluminação natural, se possível.

Mesa e cadeiras
Para quem vai passar muito tempo nesse ambiente, é recomendada uma cadeira com regulagens de altura e giratórias, pois irá propiciar mais conforto e uma postura adequada. É importante se atentar, também, para o ajuste correto da cadeira com a mesa.

Organização
Se a mesa tiver gavetas, os itens organizadores como bandejas, por exemplo, podem ser usados para que os objetos não fiquem espalhados. Caso a mesa não possua gavetas, use potes ou canecas para setorizar os materiais também. Além disso, opte por deixar sobre a mesa apenas os materiais essenciais para o seu trabalho. Dessa maneira, você evita muitos objetos à vista que acabam deixando o ambiente, por sua vez, mais carregado. Em alguns casos, isso pode influenciar até mesmo na sua produtividade.

Fonte: Poliana Santana, designer de interiores e personal organizer cadastrada no GetNinjas.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A demanda por informação de fontes confiáveis durante a pandemia do novo coronavírus mostra reflexo nos números de audiência de veículos profissionais, como é o caso do próprio LIBERAL. Além disso, demanda um esforço contínuo de quem atua nesse segmento no poder público, caso do secretário de Comunicação do Estado de São Paulo, Cléber Mata, que reside em Americana. Esse é o tema da edição deste domingo do Além da Capa, o podcast do LIBERAL.

{{1}}

Publicidade