Dicas para conseguir o primeiro emprego

Qual é o melhor modelo de currículo? Como posso me sair bem na entrevista? Confira dicas com especialistas


Conquistar uma vaga no mercado não é uma tarefa das mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças. Talvez seja um pouco complicado para quem nunca trabalhou, mas nada que uma boa dose de persistência e, claro, um currículo bem elaborado não dê jeito. O teen! bateu um papo com duas feras no assunto e arrancou dicas preciosas para os jovens driblarem a inexperiência e agarrarem a tão sonhada vaga de trabalho.

O primeiro passo é montar o seu currículo. Segundo o professor especialista na área de Gestão de Pessoas do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Carlos Henrique da Silva, essas informações são indispensáveis: nome completo, contato como e-mail e números de telefone, endereço, objetivo profissional específico, formação acadêmica, experiência profissional (as três últimas empresas trabalhadas em ordem decrescente), cursos complementares, idiomas e conhecimento em informática.
E se você não tem experiência profissional não precisa entrar em parafuso achando que suas chances foram para o brejo. Alimente o currículo com cursos complementares profissionalizantes. Ainda dentro desse contexto, trabalhos voluntários são super bem-vindos.

Não é obrigatório colocar o estado civil. Já sobre anexar uma foto no currículo, só é recomendado quando a empresa solicitar. E por último, mas não menos importante (eu diria que até mais importante), é tomar cuidado com possíveis erros de português.

Em hipótese alguma fale mal da empresa/gestor que trabalhou anteriormente, a não ser que você queira queimar seu filme. Também nem pense em passar informações falsas, pois a pessoa que falar com você, checará os dados passados na entrevista.

Se você é uma pessoa extremamente ansiosa, uma técnica interessante para não deixar o nervosismo transparecer no momento da entrevista é treinar em casa com a ajuda de algum familiar que já passou por essa experiência. Outra dica é pensar em perguntas que o entrevistador possa fazer e elaborar a resposta antecipadamente. Agora, se o seu problema for timidez, a professora recomenda ser sincero e confiar no seu potencial.

Com que roupa eu vou?
Você enviou o currículo, foi selecionado e chegou o dia da entrevista. Bom, agora é só dar o seu melhor e seja o que Deus quiser. Errado! Se você realmente quer muito essa vaga, só ter fé não é suficiente, é preciso causar uma boa impressão. E a maneira como vai se apresentar ao seu futuro chefe conta muitos pontos. Por isso, meninos: nada de calças rasgadas e camisetas cavadas ou de time de futebol. Aposte em peças discretas, como calça jeans e uma camiseta ou camisa sem estampas grandes. A mesma regra vale para as garotas, segundo a professora do curso de Gestão de Pessoas do Senac, Renata Miquelete Vecchini. “As meninas podem usar calça, saia ou vestido, desde que seja na altura do joelho. E a blusa não deve ser decotada. Quanto à maquiagem, esta deve ser leve”, afirma.

Comporte-se!
– Jamais mastigue chiclete durante a entrevista
– Sente-se de forma correta na cadeira
– Nunca coloque a bolsa ou mochila em cima da mesa
– Chegue no local da entrevista com antecedência de 10 a 15 minutos do horário marcado

Quer saber mais?
Então garanta já seu lugar na oficina “Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego”, que acontece na próxima terça-feira, dia 24, no Senac Americana. As oficinas serão das 14h30 às 16 horas e das 19h30 às 21 horas. A atividade é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição prévia. Para mais informações acesse www.sp.senac.br/americana ou ligue para (19) 3621-1350.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora