Dica para apartamentos com espaços reduzidos

Apartamentos com até 70 metros quadrados vem são uma tendência cada vez maior no mercado imobiliário; veja dicas de planejamento


Os apartamentos com até 70 metros quadrados vem são uma tendência cada vez maior no mercado imobiliário. O crescimento da população urbana e pouco espaço nas cidades é uma das explicações para que esse tipo de imóvel esteja em alta, principalmente entre aqueles que adquirem a primeira residência. Se engana quem pensa que é preciso abrir mão de ambientes decorados e planejados esteticamente por conta da limitação de espaço.

Foto: Divulgação
Quem adquiriu um imóvel pequeno deve ter em mente que vai poder guardar somente o essencial

A palavra de ordem em imóveis pequenos é minimalismo, característica que deve ser incorporada das cores até a marcenaria.

O planejamento cromático deve levar em consideração que cores claras dão uma sensação de amplitude e tons escuros podem resultar em uma impressão que o ambiente é ainda menor e opressivo. Cores chamativas podem ser utilizadas, desde que de forma equilibrada com os demais elementos. O bege, por outro lado, permite diversas variações de tons e harmoniza-se com outros objetos coloridos e estampados como, por exemplo, tapetes e almofadas, sendo uma cor que está em alta para esse tipo de empreendimento.

Os móveis planejados são essenciais para garantir o aproveitamento máximo do espaço. Uma possibilidade que pode ser explorada é incorporá-los como divisão de ambientes, dispensando paredes e reaproveitando nichos. Um exemplo é planejar o home de forma que possa se transformar, por exemplo, em uma bancada para trabalho. A instalação de espelhos é um truque para ampliar o ambiente, mas que deve ser usada de forma criteriosa e estratégica, nos locais mais apertados, como por exemplo sala de jantar e sobre a pia. Seu uso excessivo pode prejudicar a noção de espaço e embaralhar a vista.

Para a arquiteta Ana Paula Schionato, quem adquiriu um imóvel pequeno deve ter em mente que vai poder guardar somente o essencial e abrir mão do materialismo presente na acumulação de objetos. “Acho que tem que ter planejamento na hora de montar o apartamento, tem que fazer algo mais minimalista, que tenha só o que necessita mesmo. Assim, você não vai ficar acumulando coisas, terá um melhor aproveitamento espaço. É importante contratar um profissional para ajudar, mantendo o conforto e sem precisar tirar tudo do apartamento”, destacou.

A profissional indicou ainda que a incorporação da varanda ao ambiente da sala de estar, por exemplo, é uma ótima possibilidade para ampliar o espaço útil, principalmente para o recebimento de visitas. “Outra dica é planejar um home que permita encaixar um puff embaixo dele. Quando chega visita, você tem uma carta na manga”, sugeriu.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora