28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sem pressão!

Cinco estratégias para encarar o período de vestibulares

Psicóloga Nádia Mabba explica que é papel dos pais dar apoio aos filhos nesse momento importante da vida estudantil, evitando o excesso de cobranças

Por Danilo Reenlsober

06 de novembro de 2019, às 14h41 • Última atualização em 29 de abril de 2020, às 15h10

Após o primeiro dia de provas, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) volta a ser aplicado no próximo domingo, dia 10 de novembro, em todo território nacional e dá o start para o período de provas dos principais vestibulares do País.

A prova do Enem é a principal porta de entrada dos estudantes para universidades públicas e privadas, por isso, muitos jovens se sentem pressionados a alcançar uma boa nota e definir seu próprio futuro.

Acontece que a pressão pode ser prejudicial à saúde emocional desses jovens. “Eles estão tentando definir a carreira, o futuro, e muitas vezes eles não têm isso claro na mente. Além disso, os pais também estão cobrando o bom desempenho desses jovens, já que todos querem que os filhos entrem em uma boa universidade”, explica a psicóloga Nádia Mabba.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Nádia Mabba ressalta a importância de eleger um tempo para que o estudante possa relaxar e se distrair

De acordo com a especialista, essa pressão começa na inscrição e se arrasta durante toda a preparação para a prova. É comum nesse período que os adolescentes se desliguem da sua vida “normal”, e passem a maior parte do tempo diante de livros e simulados.

“Se o jovem é uma pessoa equilibrada emocionalmente, ele consegue lidar com todas as pressões, mas aqueles que estão mais imaturos e ansiosos, podem ter problemas”.

“Esse jovem precisa pensar no próprio sentimento, perceber que está ansioso e, ao reconhecer isso, ele consegue lidar com a situação. Por isso, o equilíbrio é muito importante para ele aprender a controlar o emocional”, destaca Nádia. “Ele precisa entender que para ele ter um bom desempenho, os momentos de lazer são importantes”, completa.

Papel dos pais. Em um período em que o jovem fica sobrecarregado com as expectativas, o apoio dos pais é essencial. “Eles precisam mostrar naturalidade no caso de o filho não alcançar o resultado esperado. E isso é muito importante, já que os jovens têm medo de decepcionar os pais”, cita.

Além disso, diz ela, os pais, muitas vezes, são a fonte do problema, já que não permitem que o jovem saia para se divertir. “Mas é preciso lembrar que ele é humano e tem suas necessidades”.

Uma das orientações da especialista aos jovens é pensar em si mesmos e no seu futuro. “Por mais que os pais e a escola tentem apontar caminhos, o adolescente tem que se colocar em primeiro lugar. Ele tem que pensar o que ele quer para a vida e qual é o seu desejo”, aponta Nádia.

Confira as cinco principais dicas da psicóloga para conseguir encarar esse período de forma tranquila:

1) Não estude na véspera: Passar o dia que antecede o teste estudando e tentando decorar a matéria pode ser prejudicial, pois aumenta a ansiedade. O ideal é relaxar assistindo um bom filme, passeando ou jogando videogame.

2) Alimentação e descanso: Ainda na véspera, é ideal fazer refeições leves e balanceadas. Uma boa noite de sono é fundamental para chegar descansado e preparado para a prova – então, nada de cair na balada.

3) Visite a escola onde vai fazer as provas: Se possível, visitar a escola onde a prova será realizada antes da realização do teste ajuda a diminuir a ansiedade e a entrar no clima.

4) Começando a prova: A indicação é que o estudante comece o Enem pela redação, um dos elementos mais preocupantes. Em seguida, passe para as questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final.

5) Controle a ansiedade: Caso o nervosismo bata, pare a prova por alguns instantes, respire fundo e tente relaxar. Se não for suficiente, saia um pouco da sala e tente restabelecer a calma. E não se preocupe com os demais alunos caso eles comecem a deixar a sala: isso não quer dizer que eles foram bem.

Ajuda profissional

Nádia Mabba aponta que, em muitos casos, a pressão por bons resultados nesse período de provas requer ajuda profissional. “Muitos estudantes não sabem lidar com a frustração, porque não se permitem reprovar. Isso pode até mesmo desencadear uma depressão e outros problemas”, observa.

“O psicólogo pode ajudar com métodos de relaxamento e indicando maneiras para ele aproveitar todas as atividades que ele gosta. O jovem precisa perceber que ele vai dar o melhor de si e ter consciência de que, se ele não conseguir passar, haverá outras chances”.

Publicidade