Chocolate e acne no período da Páscoa

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética dá dicas de como se cuidar antes e após o consumo de chocolate


Comer chocolate aumenta a ocorrência de cravos e espinhas? Esta é uma pergunta que acompanha muitas pessoas nesta época do ano em que o consumo de cacau aumenta de forma expressiva. Com isso, surgem diversas dúvidas sobre a relação entre este alimento e o aparecimento das acnes.

De acordo com a médica Daniela Leal, integrante da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, os chocolates têm alto teor glicêmico, ou seja, liberam açúcar na corrente sanguínea de forma rápida, e essa é a principal causa do aumento de espinhas. Neste caso, a especialista ressalta que algumas mudanças de hábitos antes e após a Páscoa podem auxiliar no tratamento da pele sem que seja preciso deixar de saborear o chocolate.

– Optar por chocolates combinados com alimentos ricos em óleos vegetais
Cada vez mais são encontrados variados tipos de ovos de páscoa. Um exemplo disso são as misturas de sabores. Segundo Daniela, uma boa dica é escolher os ovos que sejam combinados com oleaginosas, como nozes, amêndoa e castanha. “Essa simples medida retarda a digestão e faz com que o açúcar seja liberado mais gradualmente no sangue o que evita a cadeia de reações que levam à piora das espinhas. Além disso, gera uma sensação de saciedade prolongada”, explica a médica.

– Escolher chocolates com alto teor de cacau
Outra dica que faz toda a diferença é optar por produtos que apresentam maior quantidade de cacau na composição. “Ao escolher ovos de páscoa do tipo amargo, a quantidade de açúcar é reduzida, o que faz com que o produto tenha menor teor glicêmico, essencial para evitar as acnes”, ressalta Daniela.

– Cuidados com a pele são fundamentais para ter resultados eficientes
A médica ainda explica que, se mesmo fazendo a escolha certa as temidas acnes aparecerem, o ideal é reforçar o cuidado com a pele, limpando-a da maneira correta e utilizando produtos que auxiliem no tratamento.

As principais dúvidas que surgem no cuidado com o rosto, são o momento certo de lavá-lo e os produtos que devem ser aplicados nas espinhas. Segundo Daniela, o ideal é aplicar um secativo cicatrizante nas acnes assim que elas aparecerem. Isso evita a piora da espinha, isto é, sua inflamação, e é como se cortasse o mal pela raiz. “Em relação à limpeza, é fundamental utilizar produtos antiacneicos e manter este hábito duas vezes por dia, pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.”

A médica ainda reforça que, em casos mais graves, o tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um profissional de confiança.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora