28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Anuário Casa

Tintas especiais garantem estilo e personalidade a qualquer espaço

O efeito de cimento queimado nas paredes está entre os mais usados atualmente e dá um toque de modernidade aos ambientes

Por Isabella Holouka

04 de março de 2022, às 07h36 • Última atualização em 10 de março de 2022, às 18h51

Mais do que simplesmente colorir as paredes, as tintas são revestimentos cada vez mais tecnológicos, permitindo uma ampla gama de acabamentos que atendem a diferentes personalidades.

Um dos efeitos mais pedidos hoje em dia é o de cimento queimado, aponta Leonardo Pessina, diretor da Tintas Colorado. “É um produto que deixa o ambiente sofisticado, muito bacana e bonito”, diz.

O efeito de cimento queimado nas paredes está entre os mais usados atualmente e dá um toque de modernidade aos ambientes – Foto: Adobe Stock

Novidade derivada desta técnica, o cimento queimado com efeito metalizado também vem conquistando seu espaço. “O material tem um toque aveludado e um pouco de brilho, com resultado metalizado”, descreve, citando que outra variação do cimento queimado que está em alta é o efeito marmorizado.

Leia outras reportagens do Anuário Casa do LIBERAL

Em ambientes como cozinhas e banheiros, a novidade são as tintas epóxi, que permitem a pintura de azulejo e até de áreas molhadas, inclusive com aplicação direta nas paredes. O material tem aderência e resistência para tal, não descasca nem permite infiltrações. Além disso, pode ser limpo com desengordurante.

Quando o assunto é limpeza de paredes, outra novidade permitida pela tecnologia das fabricantes são as tintas laváveis. Por fim, principalmente para as áreas externas, a dica é aproveitar as tintas emborrachadas.

Elas são capazes de proteger e impermeabilizar as paredes, além de evitar o aparecimento de microfissuras na pintura.

Dicas do profissional

Como saber a quantidade de tinta necessária para um ambiente?
Calcule o metro quadrado da parede que será pintada, multiplicando a altura pelo comprimento dela. Você precisa saber quantas paredes serão pintadas e somar as áreas de todas elas. Note que a área de pintura é diferente da área de construção do imóvel. Não é recomendável descontar portas e janelas, porque cada material tem rendimento variável. Então, use como parâmetros as informações sobre rendimento descritas da embalagem do produto escolhido.

O que fazer com restos de tintas?
A tinta tem um vencimento e, após essa data, a embalagem começa a se deteriorar. Para guardar restos, a dica é utilizar uma garrafa pet, tendo em mente que quanto menos ar em contato com o material, melhor. Ou seja, para guardar 1,5 litro de tinta, use uma garrafa com capacidade correspondente.

Como limpar paredes, sem causar danos?
Não utilize utensílios muito abrasivos e evite produtos ácidos ou alcalinos. O ideal é optar pelo detergente neutro, usar o lado amarelo das buchas e limpar com pano de microfibra. Para resumir, use na parede a mesma delicadeza que teria ao lavar um carro, evitando o desgaste da superfície.

Fonte: Leonardo Pessina, diretor da Tintas Colorado

Publicidade