19 de abril de 2024 Atualizado 15:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Casa

Sombra e água fresca

Paisagismo acrescenta vida à áreas de lazer e não significa necessariamente mais trabalho na limpeza de piscinas

Por Isabella Holouka

15 de maio de 2021, às 10h01 • Última atualização em 17 de maio de 2021, às 09h47

As plantas são capazes de adicionar vida a qualquer ambiente – o que não poderia ser diferente em áreas de lazer. O paisagismo contribui com a criação de um fundo verde para a diversão, além de valorizar ainda mais a piscina.

 As espécies de palmeiras conferem um ar tropical ao jardim com piscina – Foto: Cooperativa da Piscina / Divulgação

A paisagista Ivana Merszi, da Sempre Viva – Flora e Paisagismo, em Americana, ressalta as possibilidades de estilo no paisagismo próximo às piscinas: tropical, árido ou contemporâneo, optando sempre por folhagens maiores, que interfiram o mínimo possível na limpeza da piscina.

“Para um jardim mais tropical, palmeiras rabo de raposa ou triangular, que têm folhas largas, e espécies como guaimbê e xanadu. Para um estilo mais árido, você poderia colocar bromélias, pedras e até pode colocar cactos, mas distantes da piscina”, afirma.

“Podemos também fazer um jardim contemporâneo, com poucos detalhes ornamentais e plantas trabalhadas na poda como buxinhos, eugenia, ciprestes, além dos vasos que podem ser utilizados com esculturas”, acrescenta ainda.

A paisagista recomenda a escolha de plantas com flores, que adicionam cor ao jardim. É o caso de espécies como as alpínias, helicônias e estrelícias, ou ainda do jasmim-manga, árvore que encanta pelo seu aspecto físico e é altamente adaptável.

 As folhagens maiores interferem menos na manutenção e facilitam a limpeza – Foto: Cooperativa da Piscina / Divulgação

Ter em mãos a planta do jardim, com a localização da casa de máquinas e canos da piscina, é importante especialmente para o plantio de espécies maiores. Mas os vasos também podem compor a área verde, inclusive combinando com a cor ou a pastilha da piscina, em continuidade a ela.

Quando os espaços são reduzidos, os jardins verticais são bem-vindos na área da piscina, e podem ser utilizados como divisórias entre os ambientes, com plantas de ambos os lados. Outra maneira de garantir a privacidade é através de cercas vivas com espécies como clusia, tumbérgia arbustiva ou viburnum.

À noite, a paisagista lembra a importância da iluminação. “Temos que pensar que o jardim não pode ser admirado apenas durante o dia, mas à noite também. Quando você tem a piscina, colocar luzes por baixo de uma palmeira fica maravilhoso”, opina.

O pergolado serve de apoio à trepadeira e agregou charme ao paisagismo da piscina – Foto: H2O Piscinas / Divulgação

Onde há jardim deve haver manutenção, sempre respeitando a estação do ano. No verão, quando as chuvas são escassas, é necessário molhar o jardim ou utilizar um sistema de irrigação. “Temos uma resposta muito boa quando fazemos as manutenções e os adubos são alternados com orientação profissional”, indica Ivana.

Outra recomendação da profissional é o uso de defensivos contra cochonilhas e pulgões, que aparecem especialmente nas épocas de chuvas, prevenindo a necessidade de podas drásticas nas plantas. 

Publicidade