28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Para o verão

Reforme a sua piscina

Confira um passo a passo e os produtos mais indicados para a obra do local

Por Redação

12 de outubro de 2020, às 15h52

Com a instauração da pandemia e do isolamento social no país desde o primeiro semestre do ano, muitas pessoas se viram cada vez mais reclusas em suas casas e, consequentemente, sentiram a necessidade de realizar pequenas reformas nas mesmas.

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, por exemplo, entre março e abril de 2020 foi registrado um aumento de 23,6% por parte dos consumidores na procura por móveis e itens de reforma e decoração.

Reforma foi feita com a argamassa especial piscinas da PortoKoll – Foto: Divulgação

O período, junto aos dias com baixas temperaturas, apresenta uma oportunidade ideal para aqueles que têm piscinas em suas residências e desejam realizar reformas neste momento em que elas não estão sendo utilizadas. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na reforma, como na hora de substituir o revestimento que com o passar do tempo pode soltar-se e comprometer a impermeabilização causando vazamentos e infiltrações.

Claudio Nogueira, gerente da Target Market Concrete da Sika, explica: “Para que a reforma da piscina ocorra sem problemas, é necessário que alguns passos sejam seguidos. Além da própria argamassa, que funciona como uma cola entre peças cerâmicas de revestimento, outros itens como rejuntamentos, produtos de limpeza e seladores são essenciais para a eficácia da reforma. Assim é possível evitar problemas como umidade, pequenas manchas de bolor, fungos, óleos e sujeiras, resultando em um produto final preciso e seguro”.

Como cimentar sua piscina corretamente

Preparo do produto
Em recipiente plástico ou metal limpo e seco, misturar a argamassa em pó utilizada com água limpa até formar uma massa pastosa, firme e sem grumos secos. Misturar manualmente ou com hélice acoplada à furadeira. Utilizar 4,6 litros de água para cada 20kg de argamassa.

Deixe a massa descansar por 10 minutos. Misturar novamente e aplicar com desempenadeira denteada adequada. Não usar a mistura após 2 horas e 30 minutos de preparo.

Aplicação
Estender a argamassa sobre a base, com o lado liso da desempenadeira, e em seguida passar o lado denteado em ângulo de 60º para formar os cordões de assentamento. Devolver a argamassa aderida na desempenadeira ao recipiente de mistura, reamassar e utilizar novamente.

Não adicionar mais água. Colocar a peça na posição final, apertar com as mãos e bater com martelo de borracha sobre a peça toda para esmagar os cordões da argamassa. Aplicar a cerâmica somente sobre os cordões de massa úmida e pegajosa.

Durante o assentamento, retirar algumas peças recém colocadas e verificar se o verso da peça está coberto de argamassa. Quanto mais argamassa colocada, melhor será a aderência. Terminando o assentamento, protegê-lo contra áreas de sol, chuva e vento por 48 horas. Raspar as juntas 1 hora após o assentamento das peças cerâmicas para facilitar o rejuntamento.

Publicidade