23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Paywall

Compartilhe

Anuário Casa

Qual é a escolha de torneira mais indicada para sua casa?

Enquanto a torneira convencional fornece água fria, os misturadores oferecem também água quente; alguns modelos já possuem filtro acoplado

Por Stela Pires

06 de março de 2022, às 08h01 • Última atualização em 10 de março de 2022, às 18h55

As torneiras são itens básicos e necessários quando uma casa é projetada, mas os misturadores, que hoje não são mais considerados itens de luxo, mas sim uma necessidade, também passaram a fazer parte dos projetos arquitetônicos e a ingressar nos lares. Porém, é necessário se atentar às especificações de cada produto na hora de fazer a escolha entre torneira e misturador.

Enquanto a torneira convencional fornece água fria, os misturadores oferecem também água quente – Foto: Adobe Stock

Enquanto a torneira convencional fornece a água fria, o misturador é um modelo com dois registros, o duocomando, que de um lado oferece água fria e do outro a quente ou um mesmo registro fornece as duas temperaturas, como no caso do misturador monocomando.

Com base nisso, a escolha parece ser entre ter ou não a água quente, mas vai além disso. “Hoje em dia nós temos alguns misturadores que oferecem além da água quente e água fria, um filtro acoplado. Ou seja, água quente, água fria e água filtrada”, explica o gerente da Bandini Lar & Construção, Marcos Macedo.

Ele explica que o sistema da casa precisa estar adequado para receber um misturador. Em casos de construções novas ou obras em andamento, o sistema de aquecimento solar ou a gás pode ser a opção para o aquecimento da água. Em casos de reforma, basta ter um ponto de energia próximo à pia para instalar um aquecedor.

Qual é a escolha de torneira mais indicada para sua casa? Veja as dicas – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Dicas do profissional

Qual a diferença entre uma torneira e um misturador?
A torneira é somente para água fria. O misturador é para água fria e água quente.

Qualquer casa pode receber um misturador?
Sim. Alguns misturadores exigem uma certa altura da coluna de água, conhecida como MCA (metros de coluna d’água). O misturador de monocomando exige que a água saia com pressão acima de 3m³, com três metros de distância vertical da pia. Mas não são todos, o misturador de duplo acionamento não precisa.

A pressão da água é um fator decisivo na hora de escolher o misturador mais indicado?
Exatamente. Muitas vezes você gosta do misturador, acha bonito, gosta do preço, mas a pressão de água que tem na sua casa não vai atender a sua necessidade. Por isso, é necessário ter sempre o acompanhamento de um profissional da área de vendas.

Os misturadores estão sendo mais indicados do que as torneiras comuns?
Isso é muito regional. Na região sul do país, por exemplo, 90% das casas usam misturadores por ser uma região mais fria. Na região sudeste já foi uma questão de luxo, de querer sofisticar o ambiente, mas agora estão utilizando pela água morna. Hoje em dia nós temos alguns misturadores que oferecem além da água quente e água fria, um filtro acoplado. Ou seja, água quente, água fria e água filtrada. Não é mais uma questão de luxo, de sofisticação, é uma questão de necessidade. Pelo seu custo e benefício o misturador acabou caindo no gosto das pessoas e hoje já corresponde a 50% das vendas.

Fonte: Marcos Macedo, da Bandini Lar & Construção

Publicidade