20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Casa

Plantas dão vida e beleza a qualquer cantinho da casa

Paredes, um vão sob a escada, um espaço no lavabo, o alto de uma prateleira; plantas podem decorar os ambientes independentemente do espaço disponível

Por Isabella Holouka

17 de maio de 2021, às 07h30

O paisagismo em ambientes internos não só acrescenta vida e aconchego como também contribui para o bem-estar. Entretanto, uma grande dificuldade encontrada na decoração com plantas é a introdução de jardins em espaços compactos de maneira estratégica, harmônica e bonita.

Diante de um desafio como este, a arquiteta Bianca Rodrigues, de Americana, recomenda uma avaliação precisa e milimétrica do espaço para a criação de uma proposta que não sobrecarregue a composição geral.

Ela indica vasos e cachepôs, que são práticos, despojados e facilitam na manutenção diária das plantas. Vasos autoirrigáveis também se mostram bastante eficientes nos espaços reduzidos. “Uma dica muito valiosa é disfarçar alguma imperfeição através do paisagismo, criando um design proposital, inteligente e discreto”, complementa.

Suculentas, cactos e bambus são citadas pela profissional, além de costela de adão, peperômia, espada-de-São-Jorge, ráfia, mas há outras espécies viáveis em ambientes internos e espaços compactos.

Os jardins verticais são uma maneira de aproveitar as paredes e garantir um toque de natureza alegre e sutil sem comprometer a funcionalidade dos espaços.

“Em sacadas, área gourmet, área social integrada ou em áreas de lazer, espaços com maior fluxo de pessoas, jardins verticais são facilmente aplicados e agregam valor, sendo um item que dificilmente será cansativo, além de ser super atual e valorizar ainda mais as mobílias existentes”, comenta a arquiteta.

E para quem deseja um jardim permanente e extremamente prático, com estética sempre favorável com o mínimo de esforço, Bianca indica os jardins artificiais. “Atualmente é muito comum, unindo beleza à funcionalidade, e os clientes ficam mais à vontade em saber que o paisagismo estará sempre intacto”, afirma.

Os jardins artificiais são uma saída para locais reduzidos e com pouca luminosidade, em vasos sob a escada, criando mini-jardins em lavabos, e até nas paredes próximo a banheiras, garantindo uma proposta aconchegante e um visual incrível. Para a arquiteta, o segredo para um belo jardim artificial está na escolha dos produtos.

“Precisam ser de excelente qualidade e com acabamento impecável, garantindo maior perfeição e realismo, além da durabilidade. Uma proposta bastante atual é com jardins preservados, que são plantas naturais que recebem um tratamento especial de conservação nas folhagens, garantindo um aspecto mais realista. Além de lindíssimos, são práticos pois dispensam irrigação e iluminação natural”, finaliza. 

Publicidade