02 de dezembro de 2020 Atualizado 12:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Confira as dicas

Pequenas reformas são possíveis na quarentena

Confira as dicas de uma arquiteta para pequenas reformas em casa neste período

Por Danilo Reenlsober

30 abr 2020 às 09:13

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) forçou muitas pessoas a passarem mais tempo em casa, devido ao isolamento social estabelecido pelo Governo Estadual e pelo Ministério da Saúde. Passando mais dias dentro de casa, esse é um bom momento para fazer aquelas pequenas obras e reformas que acabam sempre sendo deixadas para depois.

Dar um toque pessoal na pintura da casa é uma ótima terapia nestes tempos de quarentena forçada em razão da pandemia da Covid 19 – Foto: Imagem de Igor Schubin por Pixabay


Uma janela para consertar, uma parede para pintar, um quadro para pendurar… Sempre tem algo que precisa ser feito dentro de casa. Para a arquiteta Talita Rolim, além de deixar o lar mais bonito, o conceito “faça você mesmo” pode também ajudar a cuidar da saúde física e mental.
“O isolamento causado pelo novo coronavírus, muitas vezes, pode gerar tédio ou até ansiedade, e uma das formas para ocupar a mente durante esse período é fazer pequenas reformas na casa”, aponta a especialista.

Segundo a arquiteta, com passos simples é possível aproveitar a quarentena para mudar o visual da sua casa ou apartamento. “Existem cômodos, os famosos quartinhos, que sempre entulhamos as coisas lá dentro, sem nos preocuparmos com a decoração. Agora que estamos em quarentena, acho válido dar uma atenção para esses espaços, bem como se livrar de objetos que você não utiliza mais”, diz.


Ainda de acordo com Talita, é necessário bom senso também nesses momentos: caso a reforma não seja tão simples, o mais indicado é contratar um profissional da área como arquiteto ou engenheiro. “Quando se tem a ajuda de um especialista é possível definir bem o escopo da obra. Mas essas coisas podem ser feitas depois da quarentena”.


Crie uma lista. Primeiro de tudo, segundo Talita, é necessário criar uma tabela com a rotina da casa. Uma maneira de organizar o lar durante o período de quarentena é ir listando as atividades realizadas no dia a dia e fazer um cronograma da arrumação. Tenha um ambiente calmo e organizado para poder fazer as suas atividades rotineiras.

Confira dicas da arquiteta para pequenas reformas em casa:

1) Envernizar as portas
Comece lixando os locais que estão sujos, depois tire a poeira com um pano úmido, ao passar o verniz com o pincel cuidado para não ficar com as marcas dele, por isso espalhe bem.

2) Paredes descascando
Descasque a parede, utilizando uma espátula. Depois, é necessário utilizar argamassa, seguindo as recomendações de preparo estão na embalagem.

3) Pintando as paredes
Antes de pintar qualquer parede, cubra todo o chão com plástico ou jornal para evitar manchas. Prepare a tinta e, na hora de diluir, verifique a porcentagem nas especificações da tinta.

Publicidade