19 de abril de 2024 Atualizado 09:10

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Casa

Dicas para reformar o seu banheiro

Escolher um modelo de box inapropriado, falta de iluminação e excesso de informações na decoração podem incorrer em erros

Por Redação

23 de fevereiro de 2021, às 18h03 • Última atualização em 16 de julho de 2021, às 12h02

A falta de espaço é um dos principais problemas dos banheiros atuais, o que exige um planejamento bem pensado para conseguir otimizar o espaço e conquistar um visual bonito e moderno. Por isso, na hora da reforma, é preciso se atentar para não cometer erros que podem deixar o cômodo com aspecto de uma metragem ainda mais reduzida.

“Existem fatores que só desfavorecem a decoração e o espaço do banheiro. Um local com pouca luz, muitas informações e, principalmente, com móveis e box de banho incompatíveis com a sua metragem, acabam com o visual e espaço de qualquer ambiente”, explica Érico Miguel, técnico da Ideia Glass.

Dicas para reformar seu banheiro – Foto: Divulgação

A área de banho costuma ocupar boa parte do cômodo, por isso, precisa ser pensada de maneira estratégica. De acordo com Érico, se o banheiro é muito pequeno, o ideal é optar por boxes de banho com portas flexíveis que dispensam o uso de trilhos superiores.

“Esse tipo de box de banho ajuda na economia de espaço e ainda agrega na decoração do local”, comenta. Outra opção são modelos com abertura em 180° para dentro e para fora, o que possibilita melhor aproveitamento de espaço.

O profissional ainda ressalta que, ao optar por esse tipo de box, os moradores ganham pontos na decoração do local, já que normalmente são modelos mais sofisticados, com roldanas aparentes e que agregam beleza ao banheiro.

“O box de banho pode transformar o visual do cômodo. Mas não dá pra escolher um modelo só pela beleza e perder no espaço. Por isso, ao projetar o cômodo, é preciso saber o que o mercado oferece para cada necessidade. E hoje em dia há muitas opções, para todos os espaços, gostos e bolsos”, conta.

Dicas para reformar seu banheiro – Foto: Divulgação

Menos é mais, sempre!
Nada em excesso é bom. Isso vale para a decoração dos cômodos da casa, incluindo o banheiro. “Seja um cômodo grande ou pequeno, o excesso na hora de decorar pode deixar qualquer ambiente com um visual carregado. Mas quando isso acontece em espaços com pouco metragem, o prejuízo é ainda menor. O que já é pequeno, vai parecer ainda menor”, afirma Érico.

Além da sensação de um espaço menor, muitos itens de decoração ou estilos que não “conversam” entre si, podem deixar o cômodo desconfortável e pouco acolhedor.

“O equilíbrio de elementos é o ideal. Se os móveis são coloridos ou estampados, o correto é optar por revestimentos mais neutros. Ao invés de cobrir as paredes de armários, faça apenas um e utilize nichos para armazenar coisas que podem ficar a vista. Itens de decoração, como quadros e vasos, podem ser usados, mas sempre em um único ponto do cômodo. Dessa forma, o banheiro ganha uma decoração harmônica e oferece uma sensação de conforto”, ressalta o profissional.

Dicas para reformar seu banheiro – Foto: Divulgação

Evite cores escuras
“Apesar do preto estar ligado a espaços sofisticados, em locais pequenos a tonalidade deve ser evitada”, recomenda Érico. Segundo o profissional, por ser considerada uma cor fechada, o uso em excesso pode fazer com que o cômodo pareça ainda menor.

“Não é proibido o uso do tom, mas precisa ser algo mais ponderado. Ele vai bem em detalhes, como roldanas de box de banho e alguns metais do banheiro. Mas em revestimento, pintura e, até mesmo, roupa de banho que fica exposta, deve ser evitado”.

Se a ideia é dar ao ambiente sensação de amplitude, cores claras, como rose, branco e bege, devem ser bastante exploradas. “São tons que podem ser utilizados em paredes, pisos e detalhes da decoração. Não precisa ser algo monocromático, mas são tonalidades que precisam ganhar destaque”, explica Érico Miguel.

QUE HAJA LUZ!
A iluminação, natural ou não, é essencial para quem busca amplitude em banheiros pequenos. “Se o local é bem arejado e existem pontos que deixam a luz natural entrar, nada deve bloquear essa iluminação”, enfatiza Érico.

Mas se não há muitas janelas no cômodo, nada que um jogo de luz estratégico não resolva. “É possível clarear o ambiente de maneira artificial ao usar jogos de luzes. E existem pontos que ajudam a criar sensação de amplitude, como uso de luz no teto, espelhos e laterais do espaço”, explica.

MÓVEIS MUITO BEM PLANEJADOS
Para aproveitar todos os cantinhos do local, o mais indicado é apostar em móveis planejados. “Os móveis recortados e pensados estrategicamente nas medidas do espaço, possibilitam que o cômodo seja mais funcional, prático e confortável. Além de dar um visual mais bonito e moderno”, explica Érico.

Box certo – Foto: Divulgação

BOXES DE BANHO PARA BANHEIROS PEQUENOS

Kit Box Certo
Com o propósito de otimizar o espaço do banheiro, o Kit Box Certo, da Ideia Glass, possui portas com abertura em 180º para dentro e para fora, com três paradas de 90º, podendo ser “guardado” após o uso. Além disso, o exclusivo e tecnológico design do box traz para o cômodo um design diferenciado e inovador.

Além de toda a economia de espaço que proporciona ao banheiro, ele também é bastante vantajoso para casa com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Isso porque ele não possui trilhos inferiores, facilitando a entrada de uma cadeira de rodas, por exemplo, e permite a acomodação de mais de uma pessoa no espaço de banho.

Kit Box Flex
Falou em falta de espaço, falou em Kit Box Flex. O modelo traz uma abertura articulada, o que permite o ganho de 90% de passagem. Perfeito para as pessoas que precisam de um modelo flexível por conta de pouco espaço no ambiente, ele é a escolha ideal para otimizar espaço sem abrir mão da modernidade. Sem trilhos na parte superior e com sistema flexível fácil de manusear, o modelo garante um cômodo muito mais clean e discreto.

Publicidade