17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cozinhinha

Dicas para quem tem cozinhas pequenas

Cores claras, inox, vidro e espelhos: designer de interiores Iara Kílaris explica artifícios que ajudam a 'aumentar' espaço com elegância

Por Débora de Souza

01 de março de 2020, às 11h12 • Última atualização em 01 de março de 2020, às 11h13

Imagine uma cozinha ampla, iluminada e integrada com outros espaços sociais, daquelas dignas da capa do anuário CASA. Elas chamam a atenção e tiram o fôlego de qualquer pessoa que passa algum tempo no local preparando refeições.

E, se você mora em um apartamento, então o sonho da cozinha perfeita pode parecer algo distante… bom, nem sempre!

Com um pouco de planejamento e decoração é possível tornar sua “cozinhinha” em um espaço amplo e convidativo, ideal para exibir seus dotes culinários a parentes e amigos.

As cozinhas de apartamentos geralmente seguem o estilo americano (com bancada que pode ser usada para refeições). O que é ótimo, pois contribuem para a integração do espaço com a sala de TV ou sala dando a sensação de amplitude. “Use a bancada para fazer as refeições, posicionando algumas banquetas. Se possível, coloque um cooktop para otimizar ainda mais o espaço”, comenta a designer de interiores Iara Kílaris.

Móveis planejados

Os móveis planejados ou modulados são perfeitos para cozinhas pequenas. Por se tratar de móveis sob medida, eles otimizam o espaço proporcionando armários e gavetas suficientes para guardar cada item, sem deixar nada fora do lugar.

Foto: Renato Rossi / projeto DC Arquitetura
capa separação copy

Vale lembrar: uma cozinha com muitos apetrechos sobre a bancada diminui a sensação de espaço do ambiente. Móveis de base branca ou neutra com acabamentos em inox são os mais indicados. “Prefira pintadas de cores na decoração”, recomenda Iara.

Divisão de áreas

Em apartamentos, muitas vezes a cozinha é conectada à área de serviço. A dica é seguir o mesmo padrão também nessa área. Você pode usar uma divisória de vidro para separar os ambientes sem perder luz ou ainda, separá-los por uma drywall com porta de correr.

Foto: Divulgação
Cooktop

Cooktop: para otimizar o espaço o fogão foi substituído pelo cooktop instalado sobre a bancada. Uma bancada inferior foi instalada para dar lugar ao canto das refeições, sem comprometer a metragem interna da cozinha que foi aproveitada para criação de armários e nichos planejados.

Foto: Leandro Farchi / projeto Apartamento Chanel
Bancada

Bancada: A parede que separava a cozinha do restante da casa abriu espaço para uma bancada estilizada, que contribuiu para o projeto moderno elaborado pela designer de interiores Iara Kílaris. Superfícies metálicas, inox e espelho são materiais que favorecem a sensação de amplitude no espaço

Foto: Leandro Farchi / projeto Apartamento Cavalli
Cores e vidros

Cores e vidros: a escolha de cores neutras (branco, bege, cinza) favorece a sensação de amplitude no ambiente. Em uma cozinha pequena, as cores devem aparecer “pinceladas” na decoração, em vasinhos ou mesmo um utensílio estilizado que ficará na bancada. Repare que a designer de interiores Iara Kílaris optou por separar a área de serviço com portas de vidro leitoso que camuflam o espaço sem prejudicar a luz.

Foto: Divulgação
Cores

Cores: Os tons terrosos são opção para quem quer fugir do branco. Associado à madeira, eles trazem leveza e aconchego ao ambiente. No entanto, é importante que a bancada seja em tom mais claro, bem como as cores usadas no piso, paredes (rodabanca) e teto, a fim de não prejudicar a sensação de espaço na pequena cozinha. A superfície espelhada dos armários superiores aumentam e trazem modernidade.

Foto: Alessandro Giraldi_Ideia Glass
Cozinha e área de serviço

Cozinha e área de serviço: em um apartamento, geralmente a cozinha e a área de serviço integram o mesmo espaço. A sugestão é estender o padrão usado na cozinha (tipo de móveis e cores) à área. Solução interessante do arquiteto Leandro Neves que integrou a máquina lava-seca ao ambiente sem chamar a atenção.

Consultoria: Iara Kílaris e Construtora Argos

Publicidade