17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Casa

Decore com cimento queimado

Efeito tem fácil aplicação e faz a diferença na decoração, com tom minimalista ou industrial

Por Isabella Holouka

06 de setembro de 2020, às 12h22 • Última atualização em 06 de setembro de 2020, às 12h23

Apesar de não ser um efeito novo, o cimento queimado está em evidência na decoração, acrescentando modernidade e sofisticação aos ambientes em que é aplicado.

O efeito de cimento queimado pode dar um tom minimalista à decoração, que também remete à arquitetura industrial – Foto: Casa Cor Rio

“Ele voltou à tona de uns meses para cá, mas é um efeito bastante antigo quando se fala em acabamento. Dá uma aparência bonita, muitas vezes melhor do que o papel de parede, que pode ter a sua vida útil encurtada”, explica Elio Mendes de Oliveira, gerente da Acefer Tintas.

Segundo ele, o efeito é realizado com uma massa de consistência afinada, semelhante à massa corrida, embora seja um pouco menos consistente e de cor acinzentada. A aplicação geralmente é feita com desempenadeira, que também garante o efeito manchado característico do cimento queimado.

Para garantir a regularidade na aplicação é importante que a parede esteja amaciada. Geralmente são necessárias duas ou três demãos. “É um efeito bastante moderno e não é de difícil aplicação, mas os profissionais da área têm experiência”, afirma ele.

Para acrescentar mais vida aos ambientes com cimento queimado, uma dica é a colocação de vasos de plantas – Foto: Gabriela Daltro_Divulgação

As aplicações geralmente são em ambientes internos, com um aspecto mais fosco e rústico. Entretanto, o efeito também pode ser aplicado em áreas externas e cobertas.

“Em uma área externa em que tem possibilidade de molhar, é recomendável passar uma resina ou verniz, mas você deixa de ter o aspecto fosco e rústico, terá um pouco mais de brilho e deixa protegido de chuvas”, explica Elio. Com relação à durabilidade, ele afirma que é satisfatória e indica a reaplicação a cada dois anos, para a renovação do efeito.

“Assim como em outras pinturas renováveis, você pode refazer a cada dois anos. O interessante é que você pode pintar sobre ele, mudar a cor, e não precisa retirar o efeito, como ocorre com a textura ou o papel de parede, que você tem que remover”, finaliza o gerente.

Se os móveis forem escuros, uma sugestão é colocar pontos de luz, que deixam o visual mais interessante – Foto: Israa Hilles_Divulgação

Aposta certeira
Cores escuras ou claras. Ambientes grandes ou pequenos. Áreas de convívio ou íntimas. Qualquer que seja a situação, o cimento queimado é uma aposta certeira para decorar ambientes. Isso se deve justamente às características simplistas do material, que nada mais é do que uma mistura de cimento, água e areia.

A aparência neutra e uniforme do cimento queimado permite brincar ao máximo com o restante da decoração, investindo em itens de decoração que vão desde peças clássicas a peças mais arrojadas.

Para manter a regularidade, é importante que a parede esteja amaciada para aplicar o cimento – Foto: Adobe Stock

O que é cimento queimado
Apesar de o nome indicar que o cimento é queimado, na verdade, não é utilizado fogo ou outra fonte de calor para obter o resultado desejado. Ele é feito com uma argamassa de cimento, água e areia, e é aplicado em uma superfície já nivelada, para que fique o mais plana possível. Ainda com a argamassa úmida, é aplicada a técnica de queima, que consiste em jogar pó de cimento seco por toda a superfície. Ele é espalhado e alisado com uma desempenadeira de metal. Depois disso, é indicado umedecer o cimento pelo menos uma vez ao dia, dependendo do clima da região. Isso evita futuras rachaduras e faz com que ele cure por igual. É recomendado que todo esse processo seja feito por profissionais qualificados, para que fique com bom acabamento. Concluído, o cimento queimado fica com manchas em tons de cinza, com porosidade e com um acabamento mais bruto, que são as características marcantes dele. Se você optou por utilizar cimento queimado no seu ambiente, mas gostaria de um material com mais qualidade e que produza meios sujeira na instalação, os porcelanatos são uma ótima alternativa!

O cimento queimado também permite a composição de ambientes mais iluminados, com a escolha de móveis em cores claras – Foto: Adobe Stock

Fonte: Archtrends Portobello

Publicidade