25 de abril de 2024 Atualizado 11:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Decoração e Arquitetura

Cristaleira: peça atemporal

Arquiteta enfatiza a versatilidade da cristaleira, suas características e afirma: “ela não está restrita à casa dos nossos avós”

Por Redação

10 de março de 2021, às 17h08 • Última atualização em 16 de julho de 2021, às 12h01

O armazenamento de peças utilizadas em diferentes ocasiões, dentro da rotina de uma casa, é uma das questões que devem ser solucionadas pelo projeto de arquitetura de interiores.

Dentro da sala de jantar, as cristaleiras seguem em alta como móveis elegantes e funcionais para receber taças, copos e bebidas.

Na cozinha, pode ser pensada para receber louças e travessas e, na sala estar, por que não empregá-la para expor livros e objetos decorativos? Datado do século 17, a cristaleira continua fazendo sucesso em diversos estilos do décor, que vão do clássico ao moderno, passando pelo retrô.

“A cristaleira é um recurso que emprego muito em meus projetos por acreditar na importância da função que ela exerce. A peça é uma forma organizada de deixar tudo mais acessível em um setor social da casa”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni. Mas, afinal, no que consiste uma cristaleira? “É um armário de vidro para guardar. Ela pode ter diversos estilos, dependendo de cada necessidade”, completa.

Cristaleira – Foto: Raul Fonseca

Nessa sala de jantar, a arquiteta Cristiane Schiavoni aproveitou o recuo para instalar uma cristaleira, aproveitando melhor o espaço disponível

Se você ainda não se convenceu, a profissional reuniu algumas vantagens e dicas essenciais sobre o tema. Confira a seguir!

Móvel funcional

Além de embelezar o ambiente, seja a sala de estar, de jantar ou a varanda gourmet, a cristaleira possui uma função muito importante de organizar pratarias, cristais e louças. Uma dica essencial é saber arrumar os itens dentro do móvel. Nada de deixá-los jogados de qualquer jeito, pois estarão sob o olhar de todos.

Assim, a organização pode seguir a premissa de enaltecer os utensílios mais bonitos, vistosos ou com memória afetiva. “Essas são possibilidades que enaltecem a presença da cristaleira no ambiente”, revela a arquiteta.

Cristaleira – Foto: Carlos Piratininga

Herdada pelos moradores, a cristaleira desse projeto tem um valor sentimental para a família. Posto isso, a arquiteta Cristiane Schiavoni elegeu um lugar de destaque para exibir a peça e as taças utilizadas nos momentos especiais

Da casa da avó para o mundo

Ao revisitar nossas lembranças, muitos de nós podemos, em um primeiro instante, recordar carinhosamente da cristaleira que existia na residência de nossos avós! Entretanto, a cristaleira não ficou no passado. Ela conquistou estilos decorativos, inclusive os mais modernos.

“A cristaleira ganhou representatividade na arquitetura de interiores contemporânea e a sua forma vai depender da personalidade dos moradores. Mais atual, impossível”, celebra Cristiane.

“A peça continua em alta, principalmente quando o assunto é receber em casa. Assim, as taças para os convidados apreciarem um bom vinho ficam mais perto”, conta a arquiteta.

Sem medo de ousar! Em um décor mais contemporâneo, com a predominância do amadeirado e da paleta de tons claros, a cristaleira amarela ressalta o design de antigamente  

Cristaleira – Foto: Divulgação

Nesse living, a cristaleira foi posicionada ao lado do bar e da lareira. Dessa forma, os visitantes ficam mais à vontade para se servirem e aproveitarem momentos deliciosos em conjunto

Medidas

Não existe uma medida padrão para as cristaleiras e, quando se trata dos modelos feitos sob medida, é possível criar vãos com alturas diferentes. Dessa forma, os moradores poderão guardar cristais, taças e até vasos com alturas diversas, otimizando os espaços.

Se o móvel for adquirido pronto, o ideal é procurar aquele que comporte os itens da casa sem amontoar. Assim, medir as proporções auxiliará na hora da compra e evitará dores de cabeça no futuro.

Para quem gosta de um estilo mais vintage, há ainda a opção de garimpar uma cristaleira em antiquários. Todavia, nesse caso é preciso prestar atenção em alguns detalhes: o estado de conservação da peça e ter a confirmação que o vidro da porta seja de cristal, e não vidro.

Projeto: Cristiane Schiavon – Foto: Carlos Piratininga

Ao invés do tradicional buffet, a arquiteta projetou uma cristaleira na sala de jantar para armazenar as louças. Os tamanhos variados ajudam a organizar tudo

Ambientes que podem receber

“O local da cristaleira dependerá dos hábitos dos moradores. Entretanto, aconselho prestigiá-la na área social”, afirma Cristiane Schiavoni. Nesse sentido, sala de estar, jantar e varanda gourmet são os cômodos ideais. Porém, a cozinha também é uma possibilidade, armazenando as xícaras, bules, copos e pratos usados no dia a dia. O importante é respeitar a personalidade e as necessidades da família.

Cristaleira na cozinha – Foto: Carlos Piratininga

Nesse projeto, a cristaleira foi colocada na cozinha junto à copa, organizando as louças e utensílios mais usados na rotina dos moradores    

Aqui o móvel ocupou um espaço inutilizado na sala de jantar. As laterais servem para guardar louças e cristais

Publicidade