27 de novembro de 2020 Atualizado 21:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Decoração

Composição de rodapés

Quando se deseja um rodapé ainda mais alto que os perfis de fábrica existe uma divertida solução

Por Redação

15 out 2020 às 11:31

Os rodapés ganham cada vez mais espaço na decoração de interiores, indo além da mera função de acabamento entre piso e parede – a variedade de superfícies, cores, estampas e texturas permitem combinações ao sabor da criatividade.

Melhor ainda quando produto é capaz de reunir e agregar atributos sustentáveis como os modelos da Indústria Santa Luzia, que os fabrica a partir da reciclagem de resíduos de Isopor®.

Os modelos da Santa Luzia, distribuídos em barras de 240 cm de comprimento, vão dos discretos perfis de 3 cm até os elegantes de 25 cm de altura. No entanto, o que fazer quando se deseja um rodapé ainda mais alto que os perfis de fábrica? Existe uma divertida solução que pode lhe ajudar a realizar esse desejo: a composição de rodapés!

Basicamente, a composição de rodapés é a instalação de duas ou mais barras na mesma superfície, apoiando a barra de cima na base formada pela espessura da barra abaixo.

“O primeiro passo é definir a altura total da composição, geralmente entre 30 e 40 cm. A partir disto, você pode escolher qual a dimensão das barras que vão compor a parede”, explica Fernanda Gouveia, arquiteta especificadora da Santa Luzia.

Para obter um resultado mais uniforme visualmente, o ideal é que os produtos que formarão a composição sejam iguais em altura, como por exemplo duas de 15 cm ou duas de 20 cm.

Aplicações mais ousadas podem combinar modelos de tamanhos iguais, mas de superfícies diferentes. O fundamental é que sejam iguais em espessura para um apoio equilibrado entre as barras.

COMO INSTALAR
A instalação requer os mesmos cuidados e ferramentas de uma colocação convencional, onde é recomendada mão-de-obra profissional especializada para melhor e mais segura execução, que começa com a aplicação de adesivo e fixação da barra inferior na parede. Não é preciso aguardar um tempo de cura mínimo para iniciar a fixação da barra superior na parede, apoiando-a na base formada pelo rodapé abaixo.

“Recomendamos a aplicação de massa premium nas juntas e emendas, sempre na cor do rodapé, para melhor acabamento”, completa Fernanda.

Publicidade