26 de fevereiro de 2021 Atualizado 16:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Casa

Como criar uma cozinha vintage ou retrô

Conheça as dicas para acertar neste estilo de decoração na cozinha

Por Redação

08 dez 2020 às 10:14

O estilo vintage/retrô está com tudo! Além da atmosfera nostálgica de uma cozinha dos avós ou da infância que essa tendência sugere, com ela é possível trazer mais vida aos ambientes e combinar, em um único projeto, elementos que fizeram sucesso em diferentes décadas.

Os termos vintage e retrô são parecidos e até confundidos como sinônimos. Embora partam de um elemento em comum, que é o resgate do passado, eles possuem abordagens diferentes.

Cozinha – Foto: Divulgação

As diferenças estão principalmente em sua concepção: vintage se refere a peças e móveis realmente antigos, muitas vezes passados de geração em geração, ou comprados em lojas de antiguidades.

Por sua vez, o retrô se inspira no design de mobiliário e acessórios das décadas e séculos passados, mas são produtos novos, ou seja, são releituras muitas vezes adaptadas com tecnologias atuais.

Projeto explora geladeira como ponto de destaque e revestimentos geométricos – Foto: Divulgação

Como aplicar o estilo vintage ou retrô na cozinha
O principal ponto para criar uma cozinha nesse estilo é explorar móveis, eletrodomésticos e cores que sugerem longevidade ou trazem alguma memória afetiva para você.

No entanto, isso não significa necessariamente abrir mão da tecnologia e toda praticidade que ela oferece – no mercado, existem diversos eletrodomésticos novos que fazem uma releitura da estética dessas peças, especialmente nos refrigeradores.

Para a paleta de cores, os tons fortes e terrosos também são uma boa escolha. Uma ótima aposta pode ser explorar o azul metálico ou vermelho em pontos de destaque, como a geladeira, combinados aos tons neutros e amadeirados no mobiliário e piso.

Nos revestimentos, é possível utilizar desde um tradicional azulejo de metrô (subway tiles), uma opção mais contemporânea e urbana, como também apostar em revestimentos geométricos coloridos, estampados ou florais. Um bom exemplo é a pastilha, que pode ser facilmente encontrada nos formatos quadrado e hexagonal.

Utensílios com design retrô
Não se esqueça: para complementar o décor, os detalhes são fundamentais. Nesse caso, manter expostos utensílios com um design retrô, como colheres de pau, xícaras, fruteiras e, até mesmo, uma batedeira ou liquidificador com design retrô, irão agregar muito mais valor ao ambiente.

m relação aos metais e acessórios de cozinha, o ideal é optar por torneiras e misturadores de estética industrial. As peças em cromado e preto são as mais fáceis de adaptar nesse décor, mas você pode escolher opções acobreadas caso opte por destacar esse elemento, que é presente em utensílios e panelas.

Decoração de cozinha vintage aposta em utensílios expostos e tons neutros – Foto: Pinterest

Fonte: Fani Metais e Acessórios

Publicidade