25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Aliado na decoração

Arquiteto Renan Altera explica que o espelho nunca sairá de moda

Na composição dos projetos, o elemento ajuda a refletir, ampliar e agregar beleza ao décor

Por Redação

14 de janeiro de 2021, às 08h20

Sempre em alta cotação nos ambientes da casa, os espelhos são itens versáteis que, além da funcionalidade original, também complementam a decoração e garantem amplitude visual aos espaços. O arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura, é quem traz dicas para ajudar a compor ambientes utilizando o item que nunca sai da moda.

“O espelho é uma peça muito utilizada e presente no dia a dia das pessoas. Todos gostamos de verificar nossa imagem diante dele, mas nos projetos também sua importância na questão estética, como na funcionalidade na decoração”, afirma. Entre outros fins, a peça pode ser estrategicamente usada para disfarçar alguns elementos de obra inevitáveis, como colunas posicionadas em locais que atrapalham a visibilidade de um ambiente.

Cozinha – Foto: Photons Fotografia_Henrique Ribeiro

Em linhas gerais, o espelho é tão popular no décor por conta da sua profusão de vantagens quanto à aplicação, instalação e custo-benefício. Uma delas está relacionada a facilidade de encontrar e ter a peça em diferentes dimensões e modelos, assim como executá-la sob medida e no formato desejado. Por outro lado, Renan descreve que o espelho pode não trazer sua contribuição em ambientes com decoração ‘poluída’.

“Com excesso de informações no cômodo ou quando acompanhados por molduras muito robustas, o resultado é uma aparência pesada”, discorre Renan.

FORMATOS
Não faltam novidades no mercado. Junto com o tradicional espelho liso, os projetos podem contar com espelho bisotado – com acabamento das bordas cortadas em ângulo; moldura slim; redondos; quadrados; com iluminação frontal estilo camarim; formas orgânicas; natural; prata e fumê, entre outros modelos.

“Gosto muito das peças com assinatura de design, como o Adnet. Sobretudo, os espelhos sem forma definida, com angulações não tradicionais têm ganhado protagonismo nos projetos de interiores”, detalha o arquiteto.

O espelho em cada cômodo da casa

Sala de jantar
Na sala de jantar, geralmente são empregados quando a intenção é ampliar o ambiente ou ajudar na integração com outros espaços, como a sala de estar. Todavia, Renan adverte a relevância de avaliar o modelo escolhido, para que ele ‘converse’, com o estilo decorativo. “Sem contar com as dimensões, pois a desproporcionalidade é super prejudicial”.

Dormitório
Espelhos no dormitório apoiam o décor no intuito de ampliar e, sem dúvidas, e auxiliar na rotina do morador. Portanto, é recomendado a especificação de um espelho alto, que permita a visualização da cabeça aos pés. Caso o projeto não ofereça uma parede para sua instalação, é possível considerar um espaço na marcenaria, como sua colocação em armários.

Neste caso, o projeto precisa considerar o emprego de ferragens reforçadas, haja vista o peso da peça deixa a porta mais pesada, e a inclusão de puxadores camuflados e embutidos na porta, para que o usuário não precise apoiar as mãos e dedos no espelho. “Ninguém gosta de um espelho manchado”, destaca Renan.

Cozinha
Trata-se de ambiente mais incomum, mas é possível apostar em portas espelhadas em marcenaria, ou algum acabamento espelhado como vidro reflecta. “Mesmo não tão comum, ele pode ser favorável acima da bancada da pia, entre o frontão e o armário superior, e auxiliar em cozinhas que compõem ambiente integrados. Assim, quem está preparando receitas pode interagir com os convidados na sala de estar, por exemplo”, detalha Renan.

Aconchego e amplitude – Foto: Photons Fotografia_Henrique Ribeiro

Aconchego e amplitude
O painel espelhado atrás da TV foi escolhido com a função de trazer maior aconchego para o ambiente e a amplitude visual, visto que o espaço não era tão grande. Sua colocação ainda ‘escondeu’ a fiação no vão entre a parede, bem como a iluminação indireta presente em todo o seu entorno.

Atemporal e moderno – Foto: Photons Fotografia_Henrique Ribeiro

Moderno e atemporal
No lavabo assinado por Renan Altera, o Espelho Adnet foi eleito com a finalidade de exprimir o rosto do usuário e detalhes decorativos. Moderno e atemporal, proporcionou um charme pontual ao pequeno ambiente.

Era vitoriana – Foto: JP Image

Era vitoriana
No amplo banheiro produzido pelo escritório Altera Arquitetura, o mix entre referências industriais, como o cimento queimado no piso e parede, madeira de demolição na bancada e o clássico espelho inspirado na era vitoriana.

Sala de Jantar – Foto: Photons Fotografia_Henrique Ribeiro

Sala de jantar
Instalado em toda parede (nas dimensões de 3,40 x 2,42m), na sala de jantar o espelho expandiu a sensação de tamanho do ambiente, ajudou na integração com a cozinha e compôs com o aparador suspenso. O objetivo foi que o espelho pudesse refletir a dinâmica nesses espaços.

No dormitório – Foto: Photons Fotografia_Henrique Ribeiro

No dormitório
No quarto, as portas de correr do armário receberam espelho, garantindo amplitude e facilitando a rotina na hora de se trocar, por exemplo.

Home Office – Foto: JP Image

Home office
No home office, a parede em frente à bancada de trabalho também serve de apoio para a TV. A solução aumentou a propagação da luz natural no ambiente e ajudou a camuflar a fiação.

Publicidade