O projeto para o espaço certo

Os móveis planejados estão em alta nos projetos residenciais graças à sua personalidade e aproveitamento de espaço


Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Seja para imóveis grandes ou pequenos, os planejados ajudam a deixar os espaços com a cara do morador e, também, mais otimizado

Os móveis planejados são uma excelente opção para quem busca um melhor aproveitamento dos espaços, além de uma peça de qualidade e de alta durabilidade. Totalmente personalizável, esses móveis se adéquam a todos os gostos e podem ser instalados nos mais variados ambientes, como cozinha, dormitório, banheiro, despensa, entre outros cômodos. “A maior vantagem desses móveis, como o próprio nome diz, é que são planejados para cada ambiente, e para aquilo que o cliente precisa. É um projeto detalhado e específico para cada uso”, explica Raphael Busch, proprietário da Todeschini, em Americana.

Ainda segundo Busch, apesar de exigir um investimento maior se comparado às peças prontas, os móveis planejados trazem vantagens. “É algo muito mais durável. Depois de instalado no ambiente, vai durar muito mais tempo, pois é feito com materiais de maior qualidade e durabilidade. É um material para a vida toda”, salienta o empresário.

A hora certa. O momento mais adequado para fazer o projeto dos móveis da casa é antes de fazer o revestimento e o acabamento da obra. “Assim, conseguimos realizar o projeto já levando em conta os pontos de hidráulica, elétrica e de gás, apontando os melhores locais para colocar os eletrodomésticos e demais utensílios”, reforça Raphael Busch. “Isso também evita o quebra-quebra na hora de instalar os móveis tardiamente”, observa o especialista.

Passo a passo. Antes de definir os móveis de sua casa, vale seguir alguns critérios:

  • Tenha em mente as suas necessidades e aquilo que você quer especificamente;
  • Não feche o projeto na primeira loja: pesquise e busque por serviços que conciliem um bom preço com boa qualidade;
  • Defina o que você quer em cada ambiente, como cores e formas. Avalie também as dicas dos profissionais;
  • Pense com calma e feche o projeto na empresa que te ofereceu as melhores opções;
  • O valor final vai depender daquilo que você procura e busca, mas móveis brancos costumam ser mais em conta

DICAS DO PROFISSIONAL

Foto: Village Arte Decor - Divulgação
Os móveis planejados são fabricados com materiais mais duráveis, levando em consideração os gostos e necessidades de cada cliente

Para que tipo de cliente são indicados os móveis planejados?
Hoje, esses são para todos os públicos, independentemente da classe, se a casa é grande ou pequena, se mora em apartamento, etc. Todo mundo está optando por fazer uma coisa mais personalizada. A procura está aumentando porque as pessoas querem esse conforto dentro dos ambientes e que facilite o dia a dia delas.

Quais as vantagens dos planejados?
É um móvel que dura muito mais do que o que é vendido pronto nas lojas e tem toda a questão da personalização e aproveitamento melhor dos ambientes. Além de personalizar e colocar o que a pessoa mais gosta e precisa, tem uma série de cores, puxadores, a gama é muito ampla.

Para imóveis cada vez menores, quais os benefícios dos planejados?
Os móveis planejados oferecem mais praticidade e compactam melhor o ambiente, sem perder espaço para armazenamento, ganhando e aproveitando o espaço, sem tirar a beleza de cada ambiente.

Qual dica você dá para quem quer comprar esse tipo de móvel?
Indicamos levar a planta na hora de procurar uma loja. Existe o serviço de ir até o local fazer a medição do projeto, mas se você tem a possibilidade de levar a planta, para adiantar, é melhor. Assim, já dá para ter uma noção de valores, tamanhos, etc.

Fonte: Thauana Rissato Talarico, arquiteta projetista da Casemiro Móveis Planejados

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!